Press Archive February 2020

 
Professora Elvira Fortunato, Vice-Reitora da NOVA, em foco numa entrevista ao El País, onde se destaca a utilidade da investigação científica para a sociedade salientando a importância da invenção dos microchips de papel.
 

A informação é de Javier Martín del Barrio, Correspondente em Lisboa do El País de 23 de fevereiro de 202

2020-02-26
 
No dia 19 de fevereiro, o Centro de Investigação de Materiais – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (CENIMAT|i3N) recebeu a visita de estudo da Escola Secundária Augusto Cabrita. 
 
Com a organização da Mestre Alexandra Gonçalves e a participação dos Mestres Tomás Calmeiro, Mariana Matias, Tomás Freire, Tomás Pinheiro e Inês Cunha os cerca de 50 alunos visitaram quatro laboratórios no CENIMAT|i3N.

2020-02-21
 
Os investigadores do CENIMAT|i3N estão a estudar aplicações para o desperdício resultante da indústria corticeira. No laboratório, tenta-se aproveitar ao máximo a matéria-prima e combater as perdas. Entre muitas das pesquisas, há uma que envolve uma membrana biodegradável que num futuro próximo poderá vir a substituir os plásticos que envolvem os alimentos.

2020-02-18
 
O Prémio de Investigação Cidade de Almada, na categoria de Ciências e Tecnologias, distinguiu com uma Menção Honrosa o projeto "PAPELCARE - Desenvolvimento de testes de diagnóstico não enzimáticos colorimétricos e de baixo custo para deteção de biomarcadores", da Professora Elvira Fortunato e Professor Rodrigo Martins.
 
A cerimónia realiz

2020-02-13