Press

06-04-2022
Elvira Fortunato - Eleita personalidade de Confiança em Investigação Científica
 
ELVIRA FORTUNATO, PROFESSORA catedrática no Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa e pioneira na investigação sobre eletrónica transparente, é destaque da edição de abril da Selecções do Reader's Digest.
05-04-2022

 

Investigadora com raízes no concelho de Alcanena tinha sido questionada um mês antes por O MIRANTE sobre essa possibilidade e não parecia muito interessada em enveredar pela política. Agora é ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
24-03-2022

 

António Costa, Primeiro-Ministro, anuncia que Elvira Fortunato, da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, será a nova Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do XXIII Governo da República Portuguesa.
14-03-2022

 

A investigadora portuguesa dá um novo contributo para reduzir o problema ambiental do lixo eletrónico. Projeto valeu-lhe uma terceira bolsa do Conselho Europeu de Investigação.
10-03-2022
Elvira Fortunato integra grupo de 27 mulheres inspiradoras da Europa

 

A cientista portuguesa Elvira Fortunato foi escolhida pela Presidência Francesa da UE para integrar o grupo de 27 mulheres inspiradoras da Europa, no âmbito do Dia Internacional dos Direitos da Mulher, que se celebra a 8 de março.
07-02-2022
 
O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) distinguiu novamente a Professora Elvira Fortunato, com 1 "ERC Proof of Concept Grant".
A ERC atribuiu um total de 166 bolsas "Proof of Concept" (prova de conceito) – cada uma no valor de 150 mil euros – a investigadores europeus. Quatros dessas bolsas vieram para Portugal – e metade para projetos que nasceram na FCT NOVA.

 

03-02-2022
 
A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu o título de Doutor Honoris Causa ao Eng.º Carlos Moedas numa cerimónia que teve lugar na Reitoria no dia 1 de fevereiro de 2022.
A Vice-Reitora da NOVA, Professora Elvira Fortunato, foi a madrinha do laureado, solicitando a atribuição do título de Doutor Honoris Causa como reconhecimento pela excelência do seu trabalho, percurso profissional brilhante e pelo seu valioso contributo para o avanço da ciência e tecnologia na Europa e na ligação do conhecimento à sociedade.
07-12-2021
 
A Professora Elvira Fortunato, Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa, onde é também coordenadora da área de investigação, é a representante de Portugal no grupo que vai apoiar o Banco Central Europeu (BCE) a definir o tema e os motivos que vão constar das futuras notas de euro.
30-11-2021

 

Atribuição da Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros á Professora Elvira Fortunato.

10-11-2021
 
Na 2ª sessão do «5X CIÊNCIA ÀS 5», dois Professores da Universidade Nova de Lisboa levaram a vanguarda da nano ciência nacional e ajudaram a refletir nos limites éticos da ciência e da tecnologia.
04-11-2021
 
A revista Villas&Golfe para celebrar os seus 20 anos, desenvolveu uma edição especial, no qual teve a participação da Professora Elvira Fortunto como uma das  ilustres figuras nacionais e de prestígio. 
02-11-2021
A Professora Elvira Fortunato é a vencedora do “Portugal's Women's Leadership Award”. Este prémio internacional visa distinguir mulheres em todo o mundo que se destacam em diversas áreas de atividade. Em Portugal, a escolha recaiu sobre Elvira Fortunato, reconhecendo o trabalho pioneiro da investigadora e Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa na área da Ciência e Tecnologia.
02-11-2021
Mariana Campos vence o programa “Meninas na Ciência powered by Barbie, conquistando assim uma bolsa de estudo no valor de 3.000€.
15-10-2021
 
Professora Elvira Fortunato foi a convidada, no Programa Autores da TVI.
Numa parceria com a SPA, este programa semanal dá destaque a carreiras consolidadas, a novos talentos, às revelações do nosso panorama artístico.
15-10-2021

 

CESAER é uma associação europeia das principais universidades especializadas e abrangentes de ciência e tecnologia que: defendem a excelência no ensino superior, formação, investigação e inovação; influenciam o debate; contribuem para a realização de sociedades do conhecimento abertas; e, proporcionam um impacto científico, social, económico e societal significativo.

 

15-10-2021

 

Em 2020, foram feitos mais de mil e cem pedidos de registo de invenções. De coisas necessárias ao nosso dia-a-dia, até à indústria, os nossos inventores não param de fervilhar com novas ideias.
04-10-2021

Na Edição de Outubro do Jornal Económico conta com a entrevista da Professora Elvira Fortunato.

02-08-2021
 
Professora Elvira Fortunato, foi convidada pela revista "O Setubalense", para falar sobre o seu contributo à ciência, qual a aplicação das suas investigações e, obviamente, referir os prémios que lhe foram atribuídos, numa edição especial em comemoração dos 166 anos da revista. 
"Se não conseguirmos ser mais ágeis, Portugal pode ter uma indigestão de dinheiro com a ‘bazuca’ europeia", aproveita a Professora para alertar para a burocracia na Administração Pública.
12-07-2021

"O impacto do Green Deal nas florestas e empresas" foi o tema da conferência realizada a 25 junho de 2021 no Lisbon Secret Spot em Lisboa no âmbito da 3.ª edição do Prémio Floresta e Sustentabilidade, que tem por objetivo distinguir, premiar e dar visibilidade às boas práticas florestais, com foco na sustentabilidade. 

Professora  Elvira Fortunato, foi uma das participantes no debate sobre "O impacto do Green Deal nas florestas e empresas".

12-07-2021

 

Professora Elvira Fortunato recebe Prémio FEMS - "Materials Innovation".

06-07-2021

 

The Federation of European Materials Science Societies (FEMS) bi-annually awards a Materials Innovation Prize (MIP) for distinguished scientists or engineers to recognise outstanding contributions to technological development and innovation based on exceptional contributions in materials science and engineering. The prize celebrates inventions and innovations that have favourable impact on quality of life of the individual as well as general welfare, sustainability, and environmental impact of the economy.

14-06-2021
Quando for Grande: Cientista Elvira Fortunato | Covil@ZigZag
 
O Covil@ZigZag é um programa que mistura o mundo digital com o mundo da televisão, que pretende criar conteúdos divertidos e informativos e, acima de tudo, dar voz às crianças, apresentado pela Shirley e o Artur que entrevistaram a Professora Elvira Fortunato mediante o segmento QUANDO FOR GRANDE.
Este segmento que tem como função mostrar às crianças profissões variadas, que sejam menos conhecidas ou pouco comuns.
 
28-05-2021
 
Professora Elvira Fortunato foi distinguida com o Prémio Carreira, na edição dos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020.
26-05-2021

 

Profesora Elvira Fortunato, 56 anos, professora catedrática, investigadora e vice-reitora da Universidade Nova foi distinguida com o Prémio Executiva "25 Mulheres Mais Influentes em Portugal” - 2020
20-05-2021
“Meninas na ciência Powered by Barbie" @Elvira Fortunato
É o novo programa que pretende inspirar e apoiar as cientistas de amanhã, “Meninas na Ciência powered by Barbie”. O projeto dá a oportunidade, a uma estudante do Ensino Secundário, de receber uma Bolsa de Estudo, no valor de 3.000€, para ingressar em qualquer curso de Ciências e/ou Tecnologias da FCT/NOVA. Como Participar aqui
 
 
09-11-2020
 
A engenheira de materiais Elvira Fortunato, que inventou o transístor de papel, assinalou esta quarta-feira, citando a sua experiência de laboratório, que a sustentabilidade do mundo depende do processamento de materiais não tóxicos e abundantes com tecnologias “amigas” do ambiente.
30-10-2020
 
Professora Elvira Fortunato teve oportunidade de falar com a Revista Caras durante o evento Visão Fest Verde, no passado dia 25 de Outubro. (+)
29-10-2020
 
O prémio distingue a cientista "pelo seu espírito explorador, inovador e perseverante" nas investigações pioneiras na eletrónica transparente, que tiveram grande impacto na sociedade.
 
15-10-2020
No passado dia 10 de Outubro a magazine semanal, ‘Biosfera' apresentado por Maria Grego que dá relevo às questões ambientais, do canal RTP, teve oportunidade de falar com a Professora Elvira Fortunato e Professor Rodrigo Martins.
06-10-2020

Entrevista do Público á Professora Doutora Elvira Fortunato :"Eletrónica transparente está em industrias multimilionárias."

PDF Disponível aqui

Entrevista por Teresa Sofia Serafim | 03 de Outubro 2020

06-10-2020

Entrevista do Expresso à Professora Doutora Elvira Fortunato:" Se um Japonês ou um Americano conseguem, nós também conseguimos."

PDF Disponível aqui

Source: Por Virgílio Azevedo (Texto) e Tiago Miranda (Fotografias)|03 de Outubro 2020

02-10-2020
Elvira Fortunato foi reconhecida pela CCDR LVT
Elvira Fortunato vencedora do prémio europeu "Horizon Impact Award 2020", foi reconhecida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT),destacando o mérito regional que atribui, desde há vários anos, ao CENIMAT, estando nesta data a apoiar financeiramente, através do POR Lisboa 2020, um projeto muito relevante na área da Nano Caracterização Avançada.
28-09-2020

 

Professora Elvira Fortunato, foi uma da personalidades entrevistadas pelo o Jornal Expresso, na Edição Especial "Eu e o Expresso" (ver vídeo aqui), para falar sobre a influência do Jornal na sua vida.

24-09-2020
Elvira Fortunato vence prémio europeu "Horizon Impact Award 2020" e é reconhecid
Elvira Fortunato é a vencedora do prémio europeu "Horizon Impact Award 2020". “INVISIBLE”, o único projeto português a chegar aos dez finalistas. O prémio foi anunciado durante o “European Research and Innovation Days”. (+)
21-09-2020
 
No passado dia 17 de setembro, decorreu a 5.ª Edição do Prémio "As Mulheres Mais Influentes de Portugal", da Executiva, onde foram distinguidas as mulheres que mais se destacam na sociedade portuguesa pelo o seu talento, trabalho e poder.
03-09-2020
Professora Doutora Elvira Fortunato distinguida a nível Europeu, na nova campanha europeia #EUwomen4future, que vem valorizar as mulheres nas áreas de ciências e inovação, e combater a desigualdade de género.
23-10-2019
Dia 23 de outubro, a FCT NOVA acolhe o evento "Raw Materials University Day "que terá lugar na Sala Ágora (manhã) e no Auditório do CENIMAT (tarde).
Trata-se de um dia aberto, com o intuito de divulgar a importância das matérias primas na economia portuguesa e europeia.

 

02-10-2019
"É mais o que os une do que aquilo que os afasta."
"Gostaria de ouvir um comprometimento mais sólido sobre a forma de apoiar a investigação e os meios que esta precisa para a realizar."