Press

26-11-2020
  
Professora Elvira Fortunato participou série de vídeos do SAS intitulada “4Leaders - Do Great Things”.
A série destaca sobre as realizações de 5 líderes portugueses, grupo ao qual sem dúvida pertence, nas diferentes dimensões da vida e da Humanidade.
26-11-2020
 
The ISGS (INTERNATIONAL SOL-GEL SOCIETY) Board awards annually a prize to the student who has produced the best PhD thesis and made the most outstanding contribution to scientific and/or technological knowledge in the field of sol-gel chemistry and related fields.
24-11-2020
 
Foi atribuído à Professora Doutora Elvira Fortunato e ao Professor Doutor Rodrigo Martins, pelo Conselho Diretivo Nacional, da Ordem dos Engenheiros Bastonário, o Nível de Qualificação Profissional de "Engenheiro Conselheiro"(+)

 

 

23-11-2020
 
Embaixada do Chile, instituição que liderou o Prêmio Estreito de Magalhães de Inovação e Exploração com Impacto Global, plantou uma árvore em nome da Professora Elvira Fortunato na região de Magalhães, no Chile. 
20-11-2020

 A equipa de investigadores do CENIMAT-i3N, centro de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL), desenvolveu em conjunto com a Universidade de York, no Reino Unido, painéis fotovoltaicos mais leves e flexíveis em filmes finos, que podem ser aplicados em qualquer dispositivo eletrónico, como um telemóvel, tablet ou computador portátil. 

20-11-2020

Temos o prazer de anunciar que a Professora Elvira Fortunato foi selecionada uma das 5 finalistas do Prêmio Global Leadership Woman in Tech, sendo a única portuguesa nomeada.

Os vencedores serão anunciados durante o Women in Tech® Global Awards, Lisboa, 2 de dezembro de 2020, às 18h00 CET (hora de Paris), na plataforma https://women-in-tech.net/

18-11-2020

Estes prémios procuram identificar figuras públicas de referência em várias áreas de atividade, desde a artística, digital, política, etc. O objetivo da organização (Tema Central, QMetrics e Universidade NOVAIMS, que certificou academicamente a metodologia de avaliação usada nos Best Team Leaders®) é encontrar, no espaço público, líderes que sejam avaliados de acordo com a lógica usada na avaliação Best Team Leaders® que, no fundo, avalia 16 competências e 14 características de personalidade. No caso dos Best Public Leaders® a metodologia foi adaptada e simplificada, contudo, não é uma mera votação, mas sim uma avaliação. 

10-11-2020
  
Elvira Fortunato, professora catedrática e vice-reitora da Universidade NOVA de Lisboa, foi distinguida pelo governo do Chile com o Prémio Estreito de Magalhães, que destacou o seu espírito “explorador, inovador e perseverante”. O prémio foi criado pela Fundación Imagen de Chile com o objetivo de comemorar os 500 anos da primeira circum-navegação da Terra pelo navegador português Fernão de Magalhães.
09-11-2020
 
Discover Materials faz parte da série de periódicos da Discover, comprometida em fornecer um processo de submissão simplificado, revisão e publicação rápidas e um alto nível de serviço ao autor em cada estágio.
É uma pesquisa de publicação de periódicos focada na comunidade de acesso aberto em todos os campos relevantes para os materiais.
09-11-2020
 
A engenheira de materiais Elvira Fortunato, que inventou o transístor de papel, assinalou esta quarta-feira, citando a sua experiência de laboratório, que a sustentabilidade do mundo depende do processamento de materiais não tóxicos e abundantes com tecnologias “amigas” do ambiente.
05-11-2020
 
A Drª Paula Soares (DCM) em colaboração com a Drª Joana Romão, os Professores João Paulo Borges (DCM) e Jorge Silva (DF) e o seu estudante de doutoramento (Ricardo Matos)  publicam o trabalho intitulado "Design and engineering of magneto-responsive devices for cancer theranostics: nano to macro perspective" na prestigiada revista Progress in Materials Science (Impact factor: 31.56).
04-11-2020
 
O setor das energias renováveis está constantemente à procura de novas formas de aumentar a absorção de luz pelas células que compõem os painéis solares. O objetivo é diminuir a sua espessura e peso e permitir a sua transformação em materiais leves, moldáveis, que podem ser usados para produzir energia elétrica.
02-11-2020
 
Professora Elvira Fortunato, teve a oportunidade de falar com a TSF sobre o estado atual da investigação em Portugal, a relação com o tecido empresarial e o papel das políticas públicas no desenvolvimento da ciência.
30-10-2020
 
Professora Elvira Fortunato teve oportunidade de falar com a Revista Caras durante o evento Visão Fest Verde, no passado dia 25 de Outubro. (+)
29-10-2020
 
O prémio distingue a cientista "pelo seu espírito explorador, inovador e perseverante" nas investigações pioneiras na eletrónica transparente, que tiveram grande impacto na sociedade.
 
27-10-2020

 

A Professora Elvira Fortunato esteve no VISÃO FEST Verde no passado dia 24 de outubro, para explicar os desafios da investigação nesta missão de inventar um mundo mais sustentável.

23-10-2020

 

Discover Materials é uma nova revista científica da série Discover do grupo Springer-Nature, comprometida em fornecer um processo de submissão simplificado, revisão e publicação rápidas, e serviço de assistência de alto nível aos autores, em cada etapa.
 
20-10-2020
Elvira Fortunato e a missão de inventar um mundo mais sustentável
 
Pensar e inovar é a tarefa diária de Elvira Fortunato. Mas a reputada cientista portuguesa, que lidera a equipa de investigação do Centro de Investigação de Materias (CENIMAT, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa ), a par de Rodrigo Martins, tem uma preocupação acrescida: pensar o mundo que vem aí de uma forma mais sustentável e ecologicamente responsável.
 
19-10-2020
 
Desenvolver testes inovadores, rápidos e de baixo custo, para monitorizar os anticorpos para a COVID-19, no soro ou na saliva, é o que propõe o projeto “TecniCov”, que obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência Nacional de Inovação.
O projeto é liderado por Goreti Sales, da Universidade de Coimbra (UC), em parceria com equipas da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto Superior de Engenharia do Porto e da empresa INOVA+, coordenadas, respetivamente, por Elvira Fortunato, Felismina Moreira e Raquel Sousa.
19-10-2020

 

Como está a investigação científica a responder aos desafios globais? Qual o posicionamento nacional para aumentar a competitividade na captação de fundos europeus? E de que forma a diplomacia científica e económica pode ajudar a alavancar o sucesso da participação portuguesa no HEU? Elvira Fortunato, Vice-Reitora e Investigadora da Universidade Nova de Lisboa, Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, Maria da Graça Carvalho, Eurodeputada, e Eurico Neves, CEO da INOVA+, respondem em debate na TSF

15-10-2020
No passado dia 10 de Outubro a magazine semanal, ‘Biosfera' apresentado por Maria Grego que dá relevo às questões ambientais, do canal RTP, teve oportunidade de falar com a Professora Elvira Fortunato e Professor Rodrigo Martins.
13-10-2020
Os Alunos de doutoramento do CENIMAT/DCM, Tomás Pinheiro, Maria Pereira, Alexandre Fonseca, Pedro Centeno e Diogo Saraiva, foram os vencedores das bolsas de Investigação de Doutoramento da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 
O concurso de bolsas de 2020 apoia investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor.
 
07-10-2020
 
Entrevista do Jornal de Negócios : "O mundo vai ficar melhor. A pandemia veio lembrar que há alternativas"
 
06-10-2020

Entrevista do Público á Professora Doutora Elvira Fortunato :"Eletrónica transparente está em industrias multimilionárias."

PDF Disponível aqui

Entrevista por Teresa Sofia Serafim | 03 de Outubro 2020

06-10-2020

Entrevista do Expresso à Professora Doutora Elvira Fortunato:" Se um Japonês ou um Americano conseguem, nós também conseguimos."

PDF Disponível aqui

Source: Por Virgílio Azevedo (Texto) e Tiago Miranda (Fotografias)|03 de Outubro 2020

02-10-2020
Elvira Fortunato foi reconhecida pela CCDR LVT
Elvira Fortunato vencedora do prémio europeu "Horizon Impact Award 2020", foi reconhecida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT),destacando o mérito regional que atribui, desde há vários anos, ao CENIMAT, estando nesta data a apoiar financeiramente, através do POR Lisboa 2020, um projeto muito relevante na área da Nano Caracterização Avançada.
28-09-2020

 

Professora Elvira Fortunato, foi uma da personalidades entrevistadas pelo o Jornal Expresso, na Edição Especial "Eu e o Expresso" (ver vídeo aqui), para falar sobre a influência do Jornal na sua vida.

24-09-2020
Elvira Fortunato vence prémio europeu "Horizon Impact Award 2020" e é reconhecid
Elvira Fortunato é a vencedora do prémio europeu "Horizon Impact Award 2020". “INVISIBLE”, o único projeto português a chegar aos dez finalistas. O prémio foi anunciado durante o “European Research and Innovation Days”. (+)
22-09-2020
Apresentação do livro "Energia Fotovoltaica: Materiais e Aplicações" , dia 22 Se
Dia 22 de Setembro de 2020, pelas 17:30h, durante o encerramento do NOVA Science Day, irá decorrer a apresentação do livro "Energia Fotovoltaica: Materiais e Aplicações" Volumes I e II da autoria dos Professores(as) Rodrigo Martins, Hugo Águas e Elvira Fortunato.
A apresentação será transmitida em live streaming no canal de YouTube (link) da NOVA, no âmbito do evento NOVA Science Day.
21-09-2020
 
No passado dia 17 de setembro, decorreu a 5.ª Edição do Prémio "As Mulheres Mais Influentes de Portugal", da Executiva, onde foram distinguidas as mulheres que mais se destacam na sociedade portuguesa pelo o seu talento, trabalho e poder.
04-09-2020

 A Universidade Nova de Lisboa através da sua unidade orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNL) e a Universidade de Aveiro (UA) abrem concurso para atribuição de onze bolsas de investigação, adiante designadas por Bolsas de Investigação para Doutoramento, nas áreas de Ciência e Engenharia dos Materiais, Engenharia Física, Engenharia de Nanociências e Nanotecnologias, e Física, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).

03-09-2020
Professora Doutora Elvira Fortunato distinguida a nível Europeu, na nova campanha europeia #EUwomen4future, que vem valorizar as mulheres nas áreas de ciências e inovação, e combater a desigualdade de género.
26-08-2020

A revista Science convidou a docente da FCT/UNL e Investigadora do i3N/CENIMAT, M.H. Godinho, a escrever sobre o trabalho de Fernández-Rico et al. relativo à influência da curvatura em sistemas líquidos cristalinos coloidais. (+)

 

26-08-2020

O CENIMAT (Centro de Investigação de Materiais) e a UCIBIO (Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas), integram um consórcio que recebeu um financiamento de meio milhão de euros para desenvolver o projeto “Eco2Covid - Desenvolvimento de Plataformas de Deteção e Monitorização em Águas do Coronavírus”.

07-07-2020
 
É com orgulho que o Departamento de Ciência dos Materiais, o CEMOP e o CENIMAT|i3N vos anunciam que o jornal npj 2D Materials and Applications, por eles inspirado e lançado, com o apoio da FCT-NOVA e da NOVA.id.FCT, sob proposta do Professor Rodrigo Martins, obteve a primeira avaliação do factor de impacto, que foi de 9,338 (+).
06-07-2020
Carolina Marques e Akmaral Suleimenova, alunas de  doutoramento de Nanociências e Nanotecnologias, vão testar as diabetes no espaço, utilizando biossensores de papel.
Expresso de 6 de julho de 2020
29-06-2020
Professora Elvira Fortunato, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, vice-reitora da Universidade NOVA de Lisboa e diretora do Centro de Investigação de Materiais – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (CENIMAT|i3N) foi destaque em entrevista do Expresso, em que um dos assuntos abordados foi estar apontada para o Prémio Nobel de Física (+).
Expresso de 28 de junho de 2020
22-06-2020
Professor Rodrigo Martins e Professora Elvira Fortunato em vídeo que mostra o que lhes têm inspirado para fazerem mais e melhor em prol de todos!
18-06-2020
Opportunity for Outstanding Young Scientists to Travel and Work at a Foreign Lab, the IUVSTA Welch Scholarship Award. This award will provide $15,000 for a young researcher to travel to and work at a lab in another country (+).
15-06-2020
O prazo para submissão das candidaturas foi prorrogado até 15 de julho de 2020(+)
04-06-2020
 
Com a contribuição de cientistas e colegas a Professora Elvira Fortunato tem um capítulo publicado no novo livro sobre Paper Based Sensors da Elsevier(+).

 

04-06-2020
Professora Elvira Fortunato, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, vice-reitora da Universidade NOVA de Lisboa e diretora do Centro de Investigação de Materiais – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (CENIMAT|i3N) foi entrevistada no programa Era o que faltava da Rádio Comercial(+). 
Era o que faltava de 2 de junho de 2020
26-05-2020
 
Professora Rita Branquinho é foco em notícia no jornal PÚBLICO em que abordam o regresso às aulas nos laboratórios com destaque para o CENIMAT|i3N, no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa(+).

PÚBLICO de 25 de maio de 2020

25-05-2020
 
A Universidade NOVA de Lisboa vai começar a realizar testes serológicos à comunidade académica(+)
22-05-2020
 
A Federation of the European Materials Societies (FEMS) promove mais um Prémio de Excelência em Ciência e Engenharia de Materiais: o FEMS Communication Award for Excellence in MSE for 2021(+).
18-05-2020
 
Professora Elvira Fortunato, vice-reitora da Universidade NOVA de Lisboa, conselheira da Comissão Europeia e diretora do CENIMAT|i3N, em foco numa notícia do Expresso ao estar entre os nomes de candidatos ao Prémio Nobel da Física de 2020 por ser pioneira mundial na eletrónica de papel (+).
Expresso de 16 de maio de 2020
15-05-2020
Os Professores foram destaque da secção de Tecnologia da revista The Newsletter da The Navigator Company ao falarem sobre a importância da investigação em eletrónica de papel e as suas aplicações(+).
06-05-2020
Professora Elvira Fortunato, Vice-Reitora da NOVA e Diretora do CENIMAT|i3N, em foco numa entrevista à Lusa, Agência de Notícias de Portugal, onde destaca o papel da Ciência no contexto da pandemia de Covid-19 (+).
Lusa de 1º de maio de 2020

 

14-04-2020
Professora Elvira Fortunato, vice-reitora da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), professora catedrática no Departamento de Ciências dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL e diretora do Centro de Investigação de Materiais – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (CENIMAT|i3N) foi foco em uma entrevista ao SAPO24 onde se destaca entre outros assuntos a importância da investigação científica e o transístor de papel (+).
 
SAPO24 de 12 de abril de 2020. 
24-03-2020
 
A Professora Elvira Fortunato e os Professores Rodrigo Martins e Luís Pereira são os investigadores envolvidos nos projectos (+).
19-03-2020
 
Os Professores Rodrigo Martins e Elvira Fortunato tiveram destaque no programa Olhar o Mundo, transmitido na RTP 3, acerca das suas actividades com impacto na Europa, mais propriamente, na área da electrónica verde (+).
12-03-2020

 

Assembleia Municipal de Almada aprova a participação da Câmara Municipal de Almada no AlmaScience(+).
11-03-2020
 
A Professora Elvira Fortunato, Vice-Reitora da NOVA e Diretora do CENIMAT|i3N, foi notícia do jornal belga Le Soir Plus(+).
06-03-2020
 
Rodrigo Martins, Director do CEMOP e Professor Catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, foi reeleito como Presidente da Academia Europeia de Ciências (EurASc) para o biénio 2020 - 2022, por unanimidade do presidium da Academia(+)
26-02-2020
Professora Elvira Fortunato, Vice-Reitora da NOVA, em foco numa entrevista ao El País, onde se destaca a utilidade da investigação científica para a sociedade salientando a importância da invenção dos microchips de papel.(+)

El País de 23 de fevereiro de 2020

21-02-2020
Visita de estudo da Escola Secundária Augusto Cabrita
 
No dia 19 de fevereiro, o Centro de Investigação de Materiais – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (CENIMAT|i3N) recebeu a visita de estudo da Escola Secundária Augusto Cabrita (+).
18-02-2020
 
Professor Luís Pereira coordena projeto que trabalha a cortiça em várias vertentes: "Trabalhar o substrato desta matéria-prima é um desafio, sobretudo por ser pouco plano. É preciso preparar a superfície e depois otimizar as camadas, que são sobrepostas" (+)
Notícia on-line. PDF disponível aqui.
Diário de Notícias 17 de fevereiro de 2020
13-02-2020
Prémio de Investigação Cidade de Almada
 
O Prémio de Investigação Cidade de Almada, na categoria de Ciências e Tecnologias, distinguiu com uma Menção Honrosa o projeto "PAPELCARE - Desenvolvimento de testes de diagnóstico não enzimáticos colorimétricos e de baixo custo para deteção de biomarcadores", da Professora Elvira Fortunato e Professor Rodrigo Martins(+)
06-01-2020
Elvira Fortunato lidera a equipa da Universidade Nova de Lisboa (UNL) que criou transístores com papel. Uma descoberta que irá permitir a criação de sistemas eletrónicos descartáveis a baixo custo que vai ajudar a explorar de forma mais fácil a chamada Internet das Coisas. Notícia on-line. PDF disponível aqui.
Diário de Notícias de 28 de Dezembro de 2019
23-10-2019
Dia 23 de outubro, a FCT NOVA acolhe o evento "Raw Materials University Day "que terá lugar na Sala Ágora (manhã) e no Auditório do CENIMAT (tarde).
Trata-se de um dia aberto, com o intuito de divulgar a importância das matérias primas na economia portuguesa e europeia.

 

02-10-2019
"É mais o que os une do que aquilo que os afasta."
"Gostaria de ouvir um comprometimento mais sólido sobre a forma de apoiar a investigação e os meios que esta precisa para a realizar."
 
19-09-2019
Estudo inovador sobre o tratamento de águas poluídas desenvolvido pelas investigadoras da NOVA, Ana Pimentel e Vanessa Jorge Pereira, ganha Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA  2018/2019. 
16-09-2019

The collaborative laboratory Associação AlmaScience - Investigação e Desenvolvimento em Celulose para Aplicações Inteligentes e Sustentáveis (CoLAB AlmaScience), funded by the Lisbon 2020 Operational Program, in the Competitiveness and Employment thematic area, through the European Social Fund (ESF), LISBOA-05-3559-FSE-000007, has opened up to hire junior researchers and PhDs.  

https://www.almascience.pt/recruiting/

06-09-2019
The poster “Front contact light trapping structures by design for maximum efficiency enhancement of thin film solar cells” by Hugo Águas, Manuel J. Mendes, Olalla S. Sobrado, Sirazul Haque, Miguel Alexandre, Manuel Chapa, Tiago Mateus, Elvira Fortunato and Rodrigo Martins, won the Best Poster Presentation Award in the ICANS28 Conference.
05-09-2019
CENIMAT | i3N and CEMOP/UNINOVA researcher Diana Gaspar won the best poster award at the 7th Dresden Nanoanalysis Symposium for her work entitled "Logic Operations with Oxide Field Effect Transistors on Cellulose Substrates”. 
02-08-2019
Bolsas oferecidas pelo INL em Quantum Science and Technology, para doutoramento e a serem co-orientadas com membros da equipa do Professor Rodrigo Martins.
 
24-06-2019
O CENIMAT|i3N acaba de ser avaliado por uma comissão externa, constituída por peritos internacionais nas áreas de  Microelectrónica, Nanotecnologias e Nanociências, em que obtivemos a classificação de Excelente.
11-06-2019
Professor Rodrigo Martins reunido com o Ministro da Educação e Investigação romeno, Professor Nicolae Hurduc, no dia 11 de Junho.
05-06-2019

Professor Pedro Marques de Almeida, Investigador do CENIMAT, distinguido com o primeiro prémio “Prémio de Excelência” dos Prémios Científicos IPL-CGD.

04-06-2019
"Que português foi eleito presidente da Academia Europeia das Ciências em 2018?"
- Professor Rodrigo Martins eleito presidente da Academia Europeia das Ciências
30-05-2019
Mensagem do Comissário Europeu Carlos Moedas, galardoado com o prémio "IUMRS - Global Leadership & Service Award 2019"
22-05-2019
No passado dia 14 de Maio ocorreu a 18ª reunião do Grupo de Conselheiros Europeus tendo o mesmo contado com a presença do Comissário Carlos Moedas. A Prof. Elvira Fortunato faz parte do grupo desde o seu início em 2016.
17-05-2019
Professora Elvira Fortunato integra, uma vez mais, a lista das 25 mulheres mais influentes em Portugal. A cerimónia de entrega de prémios decorreu dia 16 de Maio no Palácio Foz, em Lisboa. Executiva 
16-05-2019

É uma das mulheres mais influentes de Portugal. Em conjunto com a sua equipa da FCT da Universidade Nova de Lisboa, foi pioneira mundial no desenvolvimente da chamada electrónica transparente. Entre as suas muitas patentes está o transístor de papel, reconhecido internacionalmente. Entrevista completa, aqui.

09-05-2019
Jean-Pierre Bourguignon, presidente do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC), destaca o importante papel das mulheres na investigação em Portugal.
 
09-05-2019

"Este tipo de pergunta é muito difícil de responder pois, de forma exata, não há ninguém que possa prever o futuro. Podemos, sim, e com base em estudos científicos, fazer projeções tendo por base a história passada, mas há uma coisa que não podemos ignorar: a sustentabilidade do planeta que temos e devemos preservar!"

24-04-2019
Elvira Fortunato, vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa e diretora do CENIMAT, não tem dúvidas: existem grandes vantagens em substituir plástico por papel. Jornal i
23-04-2019
On April 11, i3N received a visit from the FCT-MCTES Evaluation Panel of Engineering Sciences and Technologies - Materials Science and Engineering and Nanotechnology as part of the ongoing evaluation of the research units.
05-04-2019
 
Prof. Elvira Fortunato has been asked by the office of the Prime Minister to speak about the importance of the High Level Group of EU where she is Chief Science Advisor as well as about the excellent work done by i3N in particular with the 6 ERCs already granted.  
26-03-2019
A Professora Elvira Fortunato, vice-reitora da NOVA e docente e investigadora da FCT NOVA, lidera a equipa portuguesa.
22-03-2019

Professor Rodrigo Martins com Donna Strickland, prémio nobel da fisica 2018 na reunião BRIEFE 2019, Bordéus 21 De Março, França.

22-03-2019
"Qual a nacionalidade dos inventores do transístor de papel?" - Portugueses criam transístor de papel que vai à final do Prémio Europeu do Inventor.
06-03-2019
A cientista portuguesa é pioneira mundial na electrónica de papel. Negoceia sempre o preço dos materiais que compra para o laboratório e reclama perante um mau serviço.
04-01-2019
"Cientista, investigadora e professora catedrática, Elvira Fortunato é especialista pioneira na electrónica de papel a nível mundial. Com uma voz pragmática e um discurso claro, lemos-lhe no rosto a responsabilidade dos milhões que angaria para a Ciência. Lemos-lhe, também, o imenso orgulho e a felicidade que tem no seu trabalho." PDF
03-01-2019
Professora Elvira Fortunato foi uma das figuras do ano ao vencer uma bolsa europeia de 3.5 milhões de euros. A verba chega em janeiro para um ano que a cientista acredita que vai ser bom para a investigação nacional.
20-12-2018
Projeto revolucionário na área da eletrónica é liderado por uma cientista portuguesa que está no top 5 mundial 
20-12-2018
Estampilhas fiscais como o selo do tabaco, selos de garantia de marcas e denominações de origem, documentos de identificação ou diplomas universitários vão estar mais protegidos contra falsificações a partir de 2019.
20-12-2018
A vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, foi convidada pelo comissário europeu Carlos Moedas a prolongar o mandato como membro do grupo independente de alto nível de conselheiros científicos da Comissão Europeia.
20-12-2018
O ano de 2018 revelou-se generoso para cientistas portugueses, especialmente para o casal Elvira Fortunato, que ganhou a maior bolsa europeia atribuída a um investigador em Portugal, e Rodrigo Martins, que assumiu a presidência da Academia Europeia de Ciências. 
14-12-2018
Um estudo da OCDE revelou recentemente que Portugal é o país que mais mulheres tem a estudar em cursos de áreas de científicas. Conhecido pelo bom tempo, gastronomia e bem-receber, o Fala Portugal foi conhecer mulheres que fazem deste país uma referência, também, na investigação científica. 'Senhora Ciência' é a reportagem especial desta semana. Vídeo aqui
18-10-2018
SPM interview Beatriz Coelho (full interview here)
"It was a unique experience in many ways. First, it is always an immense responsibility to represent my Faculty, especially my Country, as we are such a small country within Europe."
02-10-2018
Entrevista na íntrega aqui | PDF
APDC 228 - Set-2018

 

14-09-2018
ENTREVISTA A ELVIRA FORTUNATO, VICE-REITORA PARA A
INVESTIGAÇÃO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, DIRETORA
DO CENIMAT – CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE MATERIAIS E
PROFESSORA NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
NA FACULTADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE
NOVA DE LISBOA. 

 

“O “multitasking” da mulher, distingue-a!”

17-07-2018
Elvira Fortunato queixa-se do excesso de burocracia em Portugal e diz que ela "mata a investigação no antes e no depois". Na Comissão Europeia, o seu próximo desafio é combater os microplásticos (+)
26-06-2018
“Acredito que o conceito de computador, pelo menos como o conhecemos hoje, deixará de existir” no futuro e que “a comunicação será feita a partir de superfícies que funcionarão como os atuais mostradores planos”, indicou a cientista, Elvira Fortunato, à margem do Future of Computing, um evento organizado pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), que decorre entre hoje e sexta-feira na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Elvira Fortunato é uma das oradoras da iniciativa, que tem como objectivo desafiar os vários participantes a responder à questão “Como vão ser os computadores em 2068?”, através de debates centrados nas tendências e tecnologias da computação.
14-06-2018
A investigadora e vice-reitora da UNL preocupa-se com a burocracia que dificulta a investigação e com os ciclos políticos que dominam a ciência. No entanto, afirma, Portugal tem feito grandes avanços. Entrevista na íntegra aqui
Entrevista por: Marta Santos Silva, ECO - Economia Online, 10 de Junho de 2018
30-05-2018
Engenheira de Materiais, Elvira Fortunato criou com o marido, o cientista Rodrigo Martins, o primeiro transístor de papel, invenção que promete revolucionar hábitos quotidianos e práticas empresariais. A investigadora é apontada como “o Cristiano Ronaldo da electrónica de papel”. (+) PDF
in Jornal de Negócios, Lúcia Crespo
29-05-2018
DESTAQUE | Almada Boletim (Nº246 | Maio/Junho 2018) - Actividade Científica da Profª Doutora Elvira Fortunato e Prof. Doutor Rodrigo Martins - PDF
 
29-05-2018
Como material de engenharia, o papel apresenta algumas propriedades que o tornam único e adequado não só como suporte de informação escrita, mas também como suporte de embalagens (+)
21-05-2018
"El país con más mujeres científicas es... Portugal
en ese terreno destaca Elvira Fortunato, de la Universidad Nova de Lisboa. Sus investigaciones de circuitos integrados sin silicio, es decir, chips de papel, le han valido hace unas semanas una subvención de 3,5 millones de euros del Consejo Europeo de Investigación para dedicar a proyectos de tecnologías amigas del medioambiente" (+)
30-04-2018
"Em causa novo Código dos Contratos Públicos. Cientista Elvira Fortunato diz que estão a “matar a Ciência”. Ministério analisa regime excecional" PDF
Joana Amorim
13-04-2018
Elvira Fortunato eleita pelo terceiro ano consecutivo pela Executiva.pt como uma das 25 mulheres mais influentes de Portugal. A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no dia 12 de abril, no Palácio Foz, em Lisboa (+)
21-03-2018
O País dá passos importantes na área, mas ainda precisa de quadruplicar o investimento para apanhar a Europa 
Por João Ferreira e Suely Costa|18.03.18
05-03-2018
A Academia Europeia das Ciências (European Academy of Sciences, EurASc) vai ter um português pela primeira vez como seu Presidente. O Prof. Doutor Rodrigo Martins acaba de ser eleito para um mandato de quatro anos significando esta eleição o “reconhecimento internacional da qualidade da comunidade científica portuguesa”, segundo o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.
Rodrigo Martins, Professor da Universidade Nova de Lisboa, quer aproximar cientistas e cidadãos europeus (Clique aqui para ler a entrevista na íntegra).
in Expresso, 3 de março de 2018, Virgílio Azevedo
 
25-01-2018
Dez anos de bolsas do Conselho Europeu de Investigação tiveram um grande impacto na projeção internacional da ciência feita em Portugal (+) PDF
Virgílio Azevedo, Expresso, 13 de janeiro de 2018
11-12-2017
Elvira Fortunato, Professora da FCT NOVA que se notabilizou, entre outros feitos, por ser a primeira cientista portuguesa a receber o prestigiado prémio da European Research Council, foi ontem galardoada com mais uma distinção: o Prémio Prestígio 2017, atribuido pela APIGRAF.
05-12-2017
Elvira Fortunato shares how she found herself at the heart of EU science policy (PDF)
By Anthony King
27 November 2017
24-11-2017
Ser grande! Ser português!
Quando me perguntaram qual a minha ideia para Portugal, pensei um bocado e, havendo tantas ideias possíveis, umas mais difíceis de concretizar, outras talvez demasiado arrojadas, outras ainda mais direccionadas para os problemas que nos têm assolado, achei que todas elas, por muito mérito e relevância que tivessem, iriam olhar sempre para um Portugal de um determinado ângulo e não no seu todo (+) in Jornal de Negócios
18-07-2017
A eletrónica de papel é uma das áreas que mais permitiu ao Cenimat destacar-se. E as empresas estão atentas à inovação. (+)
Joana Rebelo Morais in Dinheiro Vivo (17-06-2017)
19-05-2017
A Executiva distinguiu, pelo segundo ano consecutivo, as 25 mulheres que mais se destacam em Portugal pela sua influência na sociedade nas áreas de negócios, política, justiça, ciência, setor social, media e cultura.
Este ano a Professora Elvira Fortunato (CENIMAT - FCT NOVA) foi, pela 2.º vez consecutiva na área da Ciência, distinguida como uma das mulheres mais influentes a nível nacional e internacional. (+) (clique aqui para ler a entrevista)
24-04-2017

A marcha pela Ciência, que decorre este sábado, 22 de Abril de 2017,  a partir das 14h, entre o Largo de São Mamede e o Largo do Carmo, em Lisboa, visa sensibilizar a sociedade para a importância da Ciência (+)

08-03-2017
Integram o Grupo de Alto Nível de Conselheiros Científicos da Comissão Europeia a física Elvira Fortunato (Portugal), o biólogo Janusz Bujnicki (Polónia), a especialista em ecologia humana Carina Keskitalo (Suécia), a socióloga Pearl Dykstra (Holanda),o físico Rolf-Dieter Heuer (Alemanha), o matemático Cédric Villani (França) e o Nobel da Medicina Paul Nurse (Reino Unido).
Virgílio Azevedo, Expresso, 4 de março de 2017 (leia a entrevista aqui)
08-03-2017
Em dois anos, o Horizonte 2020, programa europeu de apoio à ciência e inovação, aprovou 887 projetos (clique aqui para ler a entrevista)
Virgílio Azevedo (Expresso, 18 de Fevereiro de 2017)
 
20-01-2017
A convidada desta semana é Elvira Fortunato, Professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É também cientista e "inventora" com vários prémios e um laboratório muito seguido por congéneres estrangeiros (+)
03-01-2017
A paixão pela ciência dos materiais leva-a a querer estar sempre a fazer ‘coisas’. Uma delas, o transístor de papel, a sua grande invenção, valeu à investigadora a Medalha Blaise Pascal, distinção da Academia Europeia das Ciências, atribuída, pela primeira vez, a um cientista português, Por Ana Almeida Pires. (clique aqui para ler a entrevista)