Press

23-09-2022
Para assinalar o início do ano letivo, Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, regressou ao Campus de Caparica no passado dia 21 de Setembro. Esta visita pretendeu incentivar e mobilizar a comunidade académica para práticas de acolhimento e integração que criem um ambiente académico inclusivo e seguro para os novos estudantes, acompanhando por isso as atividades de receção da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.
20-09-2022
Foi no passado mês de Agosto, que a Dr.ª Joana Pinto, investigadora na DuPont em Braine l'Alleud na Bélgica, nos deu a conhecer que no pólo onde se encontra, cada sala tem um nome dedicado a um cientista de renome com uma pequena bibliografia e descrevendo as suas maiores conquistas. Deste modo, a recente investigadora da DuPont escolheu um cientista português para dar nome à biblioteca - Elvira Fortunato, actual Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
20-07-2022
Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita o CENIMAT / Ciência Viva no Laboratório – Criar Futuro 2022.
Este ano de 2022 o CENIMAT e o DCM recebem 68 estudantes do ensino secundário, do 9º ao 12º ano para participar nos estágios do programa Ciência Viva no Laboratório – Criar Futuro, Ocupação de Jovens nas Férias 2022 e ainda 3 estudantes EIT RawMaterials@Schools.
06-04-2022
Elvira Fortunato - Eleita personalidade de Confiança em Investigação Científica
 
ELVIRA FORTUNATO, PROFESSORA catedrática no Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa e pioneira na investigação sobre eletrónica transparente, é destaque da edição de abril da Selecções do Reader's Digest.
05-04-2022

 

Investigadora com raízes no concelho de Alcanena tinha sido questionada um mês antes por O MIRANTE sobre essa possibilidade e não parecia muito interessada em enveredar pela política. Agora é ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
24-03-2022

 

António Costa, Primeiro-Ministro, anuncia que Elvira Fortunato, da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, será a nova Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do XXIII Governo da República Portuguesa.
14-03-2022

 

A investigadora portuguesa dá um novo contributo para reduzir o problema ambiental do lixo eletrónico. Projeto valeu-lhe uma terceira bolsa do Conselho Europeu de Investigação.
10-03-2022
Elvira Fortunato integra grupo de 27 mulheres inspiradoras da Europa

 

A cientista portuguesa Elvira Fortunato foi escolhida pela Presidência Francesa da UE para integrar o grupo de 27 mulheres inspiradoras da Europa, no âmbito do Dia Internacional dos Direitos da Mulher, que se celebra a 8 de março.
07-02-2022
 
O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) distinguiu novamente a Professora Elvira Fortunato, com 1 "ERC Proof of Concept Grant".
A ERC atribuiu um total de 166 bolsas "Proof of Concept" (prova de conceito) – cada uma no valor de 150 mil euros – a investigadores europeus. Quatros dessas bolsas vieram para Portugal – e metade para projetos que nasceram na FCT NOVA.

 

03-02-2022
 
A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu o título de Doutor Honoris Causa ao Eng.º Carlos Moedas numa cerimónia que teve lugar na Reitoria no dia 1 de fevereiro de 2022.
A Vice-Reitora da NOVA, Professora Elvira Fortunato, foi a madrinha do laureado, solicitando a atribuição do título de Doutor Honoris Causa como reconhecimento pela excelência do seu trabalho, percurso profissional brilhante e pelo seu valioso contributo para o avanço da ciência e tecnologia na Europa e na ligação do conhecimento à sociedade.
07-12-2021
 
A Professora Elvira Fortunato, Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa, onde é também coordenadora da área de investigação, é a representante de Portugal no grupo que vai apoiar o Banco Central Europeu (BCE) a definir o tema e os motivos que vão constar das futuras notas de euro.
30-11-2021

 

Atribuição da Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros á Professora Elvira Fortunato.

10-11-2021
 
Na 2ª sessão do «5X CIÊNCIA ÀS 5», dois Professores da Universidade Nova de Lisboa levaram a vanguarda da nano ciência nacional e ajudaram a refletir nos limites éticos da ciência e da tecnologia.
04-11-2021
 
A revista Villas&Golfe para celebrar os seus 20 anos, desenvolveu uma edição especial, no qual teve a participação da Professora Elvira Fortunto como uma das  ilustres figuras nacionais e de prestígio. 
02-11-2021
A Professora Elvira Fortunato é a vencedora do “Portugal's Women's Leadership Award”. Este prémio internacional visa distinguir mulheres em todo o mundo que se destacam em diversas áreas de atividade. Em Portugal, a escolha recaiu sobre Elvira Fortunato, reconhecendo o trabalho pioneiro da investigadora e Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa na área da Ciência e Tecnologia.
02-11-2021
Mariana Campos vence o programa “Meninas na Ciência powered by Barbie, conquistando assim uma bolsa de estudo no valor de 3.000€.
15-10-2021
 
Professora Elvira Fortunato foi a convidada, no Programa Autores da TVI.
Numa parceria com a SPA, este programa semanal dá destaque a carreiras consolidadas, a novos talentos, às revelações do nosso panorama artístico.
15-10-2021

 

CESAER é uma associação europeia das principais universidades especializadas e abrangentes de ciência e tecnologia que: defendem a excelência no ensino superior, formação, investigação e inovação; influenciam o debate; contribuem para a realização de sociedades do conhecimento abertas; e, proporcionam um impacto científico, social, económico e societal significativo.

 

15-10-2021

 

Em 2020, foram feitos mais de mil e cem pedidos de registo de invenções. De coisas necessárias ao nosso dia-a-dia, até à indústria, os nossos inventores não param de fervilhar com novas ideias.
04-10-2021

Na Edição de Outubro do Jornal Económico conta com a entrevista da Professora Elvira Fortunato.

09-11-2020
 
A engenheira de materiais Elvira Fortunato, que inventou o transístor de papel, assinalou esta quarta-feira, citando a sua experiência de laboratório, que a sustentabilidade do mundo depende do processamento de materiais não tóxicos e abundantes com tecnologias “amigas” do ambiente.
30-10-2020
 
Professora Elvira Fortunato teve oportunidade de falar com a Revista Caras durante o evento Visão Fest Verde, no passado dia 25 de Outubro. (+)
29-10-2020
 
O prémio distingue a cientista "pelo seu espírito explorador, inovador e perseverante" nas investigações pioneiras na eletrónica transparente, que tiveram grande impacto na sociedade.
 
15-10-2020
No passado dia 10 de Outubro a magazine semanal, ‘Biosfera' apresentado por Maria Grego que dá relevo às questões ambientais, do canal RTP, teve oportunidade de falar com a Professora Elvira Fortunato e Professor Rodrigo Martins.
06-10-2020

Entrevista do Público á Professora Doutora Elvira Fortunato :"Eletrónica transparente está em industrias multimilionárias."

PDF Disponível aqui

Entrevista por Teresa Sofia Serafim | 03 de Outubro 2020

06-10-2020

Entrevista do Expresso à Professora Doutora Elvira Fortunato:" Se um Japonês ou um Americano conseguem, nós também conseguimos."

PDF Disponível aqui

Source: Por Virgílio Azevedo (Texto) e Tiago Miranda (Fotografias)|03 de Outubro 2020

02-10-2020
Elvira Fortunato foi reconhecida pela CCDR LVT
Elvira Fortunato vencedora do prémio europeu "Horizon Impact Award 2020", foi reconhecida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT),destacando o mérito regional que atribui, desde há vários anos, ao CENIMAT, estando nesta data a apoiar financeiramente, através do POR Lisboa 2020, um projeto muito relevante na área da Nano Caracterização Avançada.
28-09-2020

 

Professora Elvira Fortunato, foi uma da personalidades entrevistadas pelo o Jornal Expresso, na Edição Especial "Eu e o Expresso" (ver vídeo aqui), para falar sobre a influência do Jornal na sua vida.

24-09-2020
Elvira Fortunato vence prémio europeu "Horizon Impact Award 2020" e é reconhecid
Elvira Fortunato é a vencedora do prémio europeu "Horizon Impact Award 2020". “INVISIBLE”, o único projeto português a chegar aos dez finalistas. O prémio foi anunciado durante o “European Research and Innovation Days”. (+)
21-09-2020
 
No passado dia 17 de setembro, decorreu a 5.ª Edição do Prémio "As Mulheres Mais Influentes de Portugal", da Executiva, onde foram distinguidas as mulheres que mais se destacam na sociedade portuguesa pelo o seu talento, trabalho e poder.
23-10-2019
Dia 23 de outubro, a FCT NOVA acolhe o evento "Raw Materials University Day "que terá lugar na Sala Ágora (manhã) e no Auditório do CENIMAT (tarde).
Trata-se de um dia aberto, com o intuito de divulgar a importância das matérias primas na economia portuguesa e europeia.

 

02-10-2019
"É mais o que os une do que aquilo que os afasta."
"Gostaria de ouvir um comprometimento mais sólido sobre a forma de apoiar a investigação e os meios que esta precisa para a realizar."