Press Archive December 2018

O objetivo principal de Elvira Fortunato é transformar papel ou vidro num ecrã. E é no CENIMAT, o Centro de Investigação de Materiais da Universidade Nova de Lisboa (da qual a cientista é vice-reitora), que está em marcha este projeto. O grupo de investigadores liderado por Elvira  produz componentes eletrónicos mil vezes mais pequenos do que um fio de cabelo que vão possibilitar a transformação de qualquer material - vidro, papel ou até plástico - num ecrã.

2018-12-20
A produção de nanomarcadores de nova geração de elevada segurança, nanopartículas integradas em tintas com capacidades óticas, é um dos projetos de investigação pioneiros a nível mundial, que estão a ser desenvolvidos pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) em parceria com a Universidade Nova de Lisboa (UNL).
 
2018-12-20
A cientista, Elvira Fortunato, professora, investigadora e Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, será durante mais dois anos a única portuguesa a integrar o grupo de de alto nível de conselheiros científicos da Comissão Europeia, criado em 2015.
 
O comissão Carlos Moedas em carta enviada a Elvira Fortunato destaca o contributo da docente para a definição de um

2018-12-20
O ano de 2018 revelou-se generoso para cientistas portugueses, especialmente para o casal Elvira Fortunato, que ganhou a maior bolsa europeia atribuída a um investigador em Portugal, e Rodrigo Martins, que assumiu a presidência da Academia Europeia de Ciências. 
 
2018-12-20
Grande Reportagem
Um estudo da OCDE revelou recentemente que Portugal é o país que mais mulheres tem a estudar em cursos de áreas de científicas. Conhecido pelo bom tempo, gastronomia e bem-receber, o Fala Portugal foi conhecer mulheres que fazem deste país uma referência, também, na investigação científica. 'Senhora Ciência' é a reportagem especial desta semana. Vídeo aqui

2018-12-14