A cientista Elvira Fortunato, professora e investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT), foi distinguida pela segunda vez, pela Forbes Portugal como uma das 50 mulheres mais poderosas nos negócios em 2025
Reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho pioneiro em nanotecnologia e eletrónica transparente, Elvira Fortunato soma mais de 900 artigos científicos publicados e foi distinguida com diversos prémios nacionais e internacionais. A investigadora, que já desempenhou funções como Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, volta a ser destacada pela sua relevância académica e impacto na sociedade portuguesa.
O ranking da Forbes analisa mais de 150 perfis femininos de destaque em Portugal e no estrangeiro, tendo em conta critérios como poder de decisão, influência, dimensão dos projetos, empreendedorismo e reconhecimento internacional. Este ano, Fortunato integra a lista ao lado de líderes empresariais, gestoras de multinacionais e empreendedoras de referência.
O reconhecimento da Forbes reforça a sua posição como figura incontornável da ciência e da liderança em Portugal, num contexto em que a valorização da competência, da inovação e da visão estratégica são fatores determinantes para o futuro do ensino superior.
“Este reconhecimento, pelo segundo ano consecutivo, é um incentivo e uma responsabilidade. Não é apenas pessoal, é também um reflexo da qualidade da ciência e da inovação produzida em Portugal, que deve ser encarada como um bem público e estratégico para o desenvolvimento do país”, afirma Elvira Fortunato.