Ana Baptista faz parte de um dos projetos selecionados em Portugal na CaixaImpulse Health Innovation Call 2023 promovida pela Fundação “La Caixa”

 
O Projeto “Baterias biológicas à base de colagénio como fonte de energia para dispositivos eletrónicos cutâneos” tem como Coordenadora Ana Pina do ITQB em consórcio com Ana Baptista, do DCM, CENIMAT, Leonor Morgado da UCIBIO, Felipe Conzuelo do ITQB e Erin Tranfield do Instituto Gulbenkian de Ciência.
 
A “pele eletrónica” (e-skin) é uma das áreas de investigação mais inovadoras que se estão a desenvolver atualmente no setor da eletrónica. A tecnologia e-skin irá facilitar a deteção de doenças, a aplicação de tratamentos médicos e, de um modo geral, um controlo mais avançado da saúde das pessoas. No entanto, ainda têm de ser ultrapassadas algumas dificuldades técnicas.
 
Os materiais eletrónicos atuais são rígidos e não são degradáveis, enquanto o corpo humano é mole, dinâmico, elástico e consegue autorregenerar-se. As fontes de energia (baterias) de que se dispõe atualmente para os sistemas eletrónicos cutâneos são pesadas e são feitas de materiais perigosos. Outras fontes de energia portáteis mais avançadas, como as baterias biológicas enzimáticas e as pilhas de biocombustível, também apresentam limitações técnicas. É, portanto, necessário desenvolver uma nova classe de materiais eletrónicos que tenham propriedades semelhantes à da pele.
 
Este projeto visa desenvolver uma bateria ultrafina, flexível, leve e biocompatível para alimentar dispositivos eletrónicos cutâneos que combine materiais inovadores à base de colagénio e uma microeletrónica flexível para aplicações portáteis, permitindo abandonar as fontes de energia convencionais.
 
Mais Informação «Aqui»
 
Fonte: Fundação La Caixa e ITQB NOVA