Helena Godinho premiada com Onsager Professorship 2023

Helena Godinho, docente do departamento de Ciência dos Materiais e investigadora CENIMAT|i3N recebeu em Março de Øyvind Gregersen, Reitor da Faculdade de Ciências Naturais da Norwegian University of Science and Technology (NTNU) a atribuição do The Lars Onsager Professorship 2023.

Helena Godinho apresentou a sua palestra a 24 de Agosto de 2023 na Norwegian University of Science and Technology (NTNU) onde se encontra como Professora visitante.

A sua palestra intitulada “Sistemas cristalinos líquidos auto-organizados à base de celulose: um mundo de oportunidades” abordou o maravilhoso mundo da celulose. Suas pesquisas envolvem, entre outras coisas, a possibilidade de extrair cor da celulose.

Na NTNU, a investigadora trabalha com a equipe do professor Jon Otto Fossum no Soft and Complex Matter Lab. O grupo pertence à seção de pesquisa Física Interdisciplinar do Departamento de Física que realiza pesquisas básicas.

Professor Jon Otto Fossum apresentou o Onsager professora Maria Helena Godinho

A celulose é um carboidrato encontrado na parede celular das plantas. Fornece força à planta, ajuda-a a crescer em pé e também é importante na divisão celular das plantas. É o polímero orgânico mais abundante na Terra. O teor de celulose da fibra de algodão é de 90% e o da madeira é de 40–50%.

SOBRE O PRÉMIO:

O Professor Lars Onsager foi um distinto Cientista Norueguês mais tarde naturalizado Norte Americano que recebeu o prémio Nobel da Química em 1968 por trabalhos no âmbito da termodinâmica dos processos irreversíveis. Dedicou-se a muitos outros domínios, nomeadamente ao estudo de sistemas líquidos cristalinos.
A “Norwegian University of Science and Technology (NTNU)” desde 1993 tem  atribuído a Lars Onsager Lecture e a Lars Onsager Professorship. Os laureados com as duas distinções recebem também a medalha Lars Onsager.

O laureado com a Lars Onsager Professorship (https://www.ntnu.edu/onsager/professorship) deve desenvolver trabalho científico e proferir seminários na NTNU por um período de 3 a 6 meses, sendo equiparado a Full Professor.