Ciência Viva 2023

Chegou assim ao fim mais uma grande semana de Ciência Viva@CENIMAT/DCM/CEMOP que decorreu de 17 a 21 de Julho, onde recebemos 65 alunos oriundos de todo o País.

O programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF) proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica e completou este ano 27 anos de existência.

Este ano, tivemos em funcionamento 19 estágios em permanência durante toda a semana, coordenados por 14 professores/investigadores e apoiados por 42 monitores (alunos de doutoramento e investigadores).

Esta iniciativa contou ainda com o apoio dos alunos dos mestrados em Engenharia de Micro e Nanotecnologias e Engenharia de Materiais e com o patrocínio das empresas, Type Solution; LaborSpirit e QLabo, que se associaram a esta iniciativa patrocinando várias actividades e workshops.

Recebemos de braços abertos desde 2009 todos os estudantes do ensino secundário que pretendem "saber mais de ciência", tendo este ano ultrapassado a marca dos 833 alunos, e acreditamos que todos levam consigo "o bichinho" da investigação, até porque alguns são repetentes ano após ano, desde o seu 9º ao 12º ano, e não para surpresa, tornam-se alunos desta nossa grande casa que é a FCT.

A todos um muito obrigada e na esperança de nos voltarmos a encontrar!