NEI 2022: Mais de 120 investigadores deram a conhecer a investigação da FCT NOVA

 
Por toda a Europa, a noite de dia 30 de setembro foi dedicada aos investigadores e a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA voltou a marcar presença em mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores. Este ano o evento contou com a visita da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do Subdiretor para o Conselho Científico da FCT NOVA, José Paulo Santos, do Subdiretor para a Inovação e Investigação da FCT NOVA, Eurico Cabrita, e do  Coordenador Geral dos Centros de Investigação da FCT NOVA, Luís Caires.
 
Mais de 120 investigadores da FCT NOVA, em 30 atividades (presenciais e online), distribuídas entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e o Jardim do Príncipe Real, entusiasmaram os visitantes e deram a conhecer melhor o que se faz no Campus de Caparica.
 
Quem nos visitou teve a oportunidade de participar em atividades que explicaram a importância da logística na gestão de fluxos materiais, deram a conhecer o agente conversacional Twiz, explicaram a pobreza energética e como é que a biotecnologia pode ajudar a reduzir o CO2, mostraram como é que a matemática pode ajudar a compreender e a arranjar soluções para a sustentabilidade, explicaram o que são mudanças paleoclimáticas, demonstraram como a produção de novos materiais de base sustentável (derivado de produto natural) se baseou na coleção de insetos iridescentes do museu, revelaram que o CO2 é muito mais que um poluente e que na realidade pode ser muito útil como uma fonte alternativa de carbono, mostraram como é que o vidro é trabalhado e usado tanto na ciência como na arte, e explicaram o que são microplásticos.
 
Este ano a FCT NOVA também esteve representada no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com a atividade "Simulação de chuva tropical em rochas ornamentais e materiais cerâmicos", e em Itália, na Universidade de Parma, com o projeto VIT.
 
A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) - European Researchers’ Night - é uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA), que tem como objetivo aproximar investigadores e cidadãos. Este evento procura sensibilizar a sociedade para a importância da investigação científica através da interação direta entre os investigadores e a sociedade civil. As artes, humanidades e ciências são apresentadas a miúdos e graúdos de forma dinâmica e criativa. O tema da edição deste ano foi “Ciência para todos (SCIEVER) – Inclusão e Sustentabilidade”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na imprensa