Elvira Fortunato - Eleita personalidade de Confiança em Investigação Científica

Elvira Fortunato é professora catedrática no Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. Foi pioneira na investigação sobre eletrónica transparente e nos últimos dez anos já ganhou mais de 18 prémios internacionais, e tem contribuído para uma melhor perceção da ciência. Uma carreira de sucesso que começou com a imensa curiosidade pelas experiências que fazia na escola. Motivos mais do que suficientes para uma conversa com a investigadora.

“Foto: Paulo Alexandrino/Selecções Reader’s Digest”

Selecções do Reader’s Digest:
O que significa para si vencer o prémio Personalidade de Confiança em Investigação Científica, votado pelos leitores da Selecções do Reader’s Digest?

Elvira Fortunato:
Vencer o prémio Personalidade de Confiança na área da Investigação Científica deixa-me muito contente e muito feliz por saber que os Portugueses, acima de tudo, acreditam na ciência, no poder da ciência e também porque confiam nela como forma de trazer conforto, prosperidade e bem-estar a todos. Isto é, acreditam que a ciência é a forma capaz de responder aos desafios do futuro que muito nos preocupam.

Por outro lado, como a revista Selecções do Reader’s Digest é uma revista altamente prestigiada com uma história com mais de noventa e cinco anos, distribuída em mais de 70 países, uma das quatro revistas mais lidas no mundo, por mais de 40 milhões de pessoas, números que atestam por si o reconhecimento que os leitores têm tido sobre a qualidade desta revista, enche-me ainda mais de orgulho e responsabilidade pelo facto de estar a ser homenageada por uma revista com esta história.

No caso particular sobre o estudo «Marcas de Confiança», na sua 22.ª edição, agradeço aos Portugueses o facto de confiarem no que faço e que a todos beneficiará ao trazer conhecimento e tecnologia que sirva o bem-estar de todos, de uma forma sustentável, mas em particular aos Portugueses. Esse orgulho é enorme, pois pelo segundo ano consecutivo elegem-me Personalidade de Confiança em Investigação Científica.

Aliás, gostaria de partilhar com todos os leitores a seguinte expressão de Warren Buffet e que também está no site «Marcas de Confiança»: «A confiança é como o ar que respiramos – quando está presente, ninguém repara, quando está ausente, reparam todos.»

Entrevista Completa »AQUI«