Elvira Fortunato recebe bolsa do Conselho Europeu de Investigação

 

O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) distinguiu novamente a Professora Elvira Fortunato, com 1 "ERC Proof of Concept Grant".
A ERC atribuiu um total de 166 bolsas "Proof of Concept" (prova de conceito) – cada uma no valor de 150 mil euros – a investigadores europeus. Quatros dessas bolsas vieram para Portugal – e metade para projetos que nasceram na FCT NOVA.
 
Diminuir o lixo eletrónico
Esta é a terceira bolsa ERC para Elvira Fortunato, professora do Departamento de Ciência dos Materiais e investigadora e diretora do CENIMAT|i3N, que a conquista agora com o projeto "e-GREEN: From forest to electronics: green graphene". O projeto surge como resposta ao aumento do lixo eletrónico que é já o fluxo de resíduos com maior crescimento, acumulando-se 250 milhões de toneladas anuais. Uma nova abordagem sustentável, quer em termos de materiais, quer de processos, é a proposta: “O projeto e-GREEN visa a formação direta de padrões 3D baseados em grafeno para formação de circuitos impressos em substratos flexíveis recicláveis, evitando a necessidade de utilizar materiais metálicos escassos e não ecológicos para além de processos dispendiosos, poluentes e demorados”, adianta Elvira Fortunato.
 
Este projecto surge no seguimento de outro projeto distinguido com bolsa ERC, o DIGISMART ("Multifunctional Digital Materials Platform for Smart Integrated Applications") cujo objetivo é revolucionar a maneira como se produzem circuitos integrados e componentes eletrónicos, utilizando materiais "eco-friendly". Foi através do DIGISMART que foi possível “obter uma grande variedade de materiais baseados no grafeno, materiais estes de origem renovável - como a celulose, a nanocelulose e a cortiça - usando um novo processo baseado em grafeno induzido por laser. Este método assumiu-se como uma abordagem promissora devido à sua multifuncionalidade, relação custo/eficácia, processo, escalabilidade, simplicidade, alta eficiência e boa reprodutibilidade. O objetivo do e-GREEN é desenvolver uma prova de conceito baseada em vários protótipos de forma a avaliar os desempenhos elétricos e realizar uma extensa análise de mercado. O processo tecnológico abrirá novas portas para a eletrónica sustentável.
 
Nos Media: