Elvira Fortunato vai apoiar o BCE na escolha do tema das futuras notas de euro

 
A Professora Elvira Fortunato, Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa, onde é também coordenadora da área de investigação, é a representante de Portugal no grupo que vai apoiar o Banco Central Europeu (BCE) a definir o tema e os motivos que vão constar das futuras notas de euro. 
A Professora Elvira Fortunato é um dos 19 membros oriundos de todos os países da área do euro que participam no Theme Advisory Group, criado pelo BCE. Este grupo integra peritos de diferentes áreas do conhecimento e tem a responsabilidade de propor uma lista de potenciais temas e sugerir motivos a incluir numa nova série de notas de euro. O Theme Advisory Group terá ainda a missão de elaborar uma narrativa para os temas que forem selecionados para a produção e emissão desta terceira série de notas de euro, com base em resultados de inquéritos a realizar junto do público.
Os trabalhos deste grupo vão decorrer ao longo dos próximos meses, esperando-se que terminem no segundo semestre de 2022.
A seleção da Professora Elvira Fortunato como representante portuguesa no Theme Advisory Group do BCE foi feita com base no seu currículo académico, do qual constam mais de 500 publicações científicas e múltiplos prémios e distinções internacionais, além do trabalho de investigação desenvolvido sobre eletrónica transparente e transístores de papel.
Nos Media:
"BCE quer mudar o desenho das notas de euro... e conta com os cidadãos", M80 Online, Rádio Comercial Online , Smooth FM,Cidade FM Online,  (06-12-202)
"Crédito Agrícola Revela os 12 Finalistas do Prémio Empreendedorismo e Inovação", Agroportal Online, Discurso Direto, AgroNegócios Online (06-12-2021)