Elvira Fortunato homenageada pela Ordem dos Engenheiros

A Ordem dos Engenheiros (OE) comemorou, a 24 de novembro, 85 anos de existência enquanto Ordem Profissional, num ano em que assinala igualmente 152 anos como associação profissional representativa dos engenheiros.

Este marco na vida da Ordem viu celebrado a 27 de novembro, com o tradicional momento da Assembleia Magna, transmitida online a partir da Sede Nacional da OE, em Lisboa e, cautelarmente, com participação presencial limitada, bem como com uma Sessão Solene, que decorreu presencialmente na Estufa Fria, também em Lisboa.

À semelhança do que aconteceu nos 75.º e 80.º aniversários desta Associação Profissional, a noite foi marcada pela Gala OE 85 Anos, onde foram atribuídos os Troféus OE, num total de 12, um por cada especialidade, que têm por objetivo distinguir os melhores projetos, obras ou personalidades da Engenharia Nacional, cuja seleção se encontra, tal como no passado, a cargo dos Conselhos Nacionais de Colégio de cada Especialidade.

Foi neste contexto que se realizou a atribuição da Medalha de Ouro OE a:
  • Elvira Fortunato, Engenheira de Materiais - Vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa e Diretora do Laboratório Associado CENIMAT|i3N;
  • Fernando Santana, Engenheiro Civil - Professor Catedrático Jubilado da FCTNova e Diretor da FCTNova entre 2006 e 2018 (Atribuição a título póstumo);
  • António Cruz Serra, Engenheiro Eletrotécnico - Professor Catedrático do IST, Reitor da Universidade de Lisboa entre 2013 e setembro de 2021 (Atribuição em 2019).

Para mais informações >>CONSULTAR<<