Elvira Fortunato e Rodrigo Martins na lista 2020 dos cientistas mais citados a nível mundial

A Universidade de Standford divulgou, no final de 2020, a lista dos cientistas mais citados a nível mundial, no topo 2% das respetivas áreas, que inclui 22 investigadores da FCT NOVA.

A lista resulta do estudo coordenado por John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford, e inclui 384 investigadores portugueses, dos quais 30 são da Universidade NOVA de Lisboa.
O trabalho, agora divulgado, baseia-se em métricas de citação padronizadas mais precisas, com o propósito de combater os abusos de autocitação. O número de citações permite avaliar o impacto e influência consolidada de um determinado cientista ou instituição no progresso do conhecimento científico.

Da FCT NOVA figuram da lista  L. P.N. Rebelo (Química), Elvira Fortunato (Ciência dos Materiais), Luís M. Camarinha-Matos (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Rodrigo Martins (Ciência dos Materiais), Maria João Romão (Química), Fernando Pina (Química), Manuel D. Ortigueira (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), José L. Capelo (Química), Marcos Raydan (Matemática), J. P. Sampaio (Ciências da Vida), Maria A.M. Reis (Química), Fernando Cebola Lidon (Ciências da Terra), Pedro Viana Baptista (Ciências da Vida), Ricardo Vigário (Física), Rita A. Ribeiro (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), João G. Crespo (Química), José P.B. Mota (Química), João C. Diniz da Costa (Química), João Aires-de-Sousa (Química), Luís Caires (Informática),  Luís Moniz Pereira (Informática),  Rodrigo Gonçalves (Engenharia Civil).

A FCT NOVA orgulha-se de contar com tantos representantes nesta lista, marca da sua posição enquanto research oriented school.

O trabalho pode ser consultado aqui.