Energia Fotovoltaica: Materiais e Aplicações já se encontra à venda

 
Esta obra, única em língua portuguesa, é especialmente dedicada a estudantes universitários, mas também investigadores e técnicos a desenvolver actividade no campo da Energia Fotovoltaica que visem aprofundar os seus conhecimentos neste campo.
A obra é dividida em dois volumes, que se estendem por 11 capítulos, que incluem a resolução de alguns exercícios teórico-práticos. Para além disso, no final de cada capítulo existe um conjunto de exercícios e proble­mas práticos propostos, para que o leitor exercite aspetos associados à compreensão científica e técnica dos temas abordados.
O primeiro volume começa por abordar a temática da energia, contextualizando a sua importância no pano­rama da sociedade atual, altamente dependente de energia, e o papel da Energia Fotovoltaica no desenvolvi­mento de um futuro sustentável. Depois, avança explicando os conceitos base e as propriedades e funções dos diferentes materiais envolvidos na construção de dispositivos fotovoltaicos, com especial incidência nas células de silício de primeira geração. O segundo volume é dedicado às tecnologias de células de filmes finos de segunda e terceira geração, abordando todas as tecnologias conhecidas à data, desde as células de silício amorfo, materiais compostos e orgânicos, até às mais recentes e promissoras células de perovskite, concluindo com um capítulo sobre a sua aplicação.
Trata-se de uma obra pedagógica bastante completa no ramo da energia fotovoltaica e única no panorama da língua portuguesa. A abordagem é feita usando termos acessíveis de forma a ser útil como referência de formação em todo o espaço lusófono.
 
O livro "Energia Fotovoltaica: Materiais e Aplicações", Volumes I e II, cujos autores são os Professores Rodrigo Martins, Hugo Águas e Elvira Fortunato, já se encontra à venda.
 
Poderá encontrá-lo na Papelaria Solução, no Campus da Caparica.