Elvira Fortunato vence prémio europeu Horizon Impact Award 2020

Elvira Fortunato é a vencedora do prémio europeu "Horizon Impact Award 2020". “INVISIBLE”, o único projeto português a chegar aos dez finalistas, foi hoje anunciado como o premiado durante o “European Research and Innovation Days”.

O projeto da cientista, professora e investigadora da FCT NOVA permitiu desenvolver o primeiro écran produzido com materiais sustentáveis, já comercializado por diversas empresas. Trata-se de uma nova área tecnológica ao serviço de diferentes indústrias, como a impressão a jato de tinta ou os diagnósticos médicos inteligentes. “INVISIBLE” foi desenvolvido no Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), da FCT NOVA, em parceria com a SAMSUNG.

"Horizon Impact Award 2020" distingue os projetos financiados pela União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, cujos resultados criaram impacto social na Europa e no mundo.

 
Na imprensa 
Antena 1
 
Correio da Manhã
 
Destak
 
Jornal de Notícias 
 
MedioTejo 
 
O Mirante
 
Notícias ao Minuto
 
Observador 
 
ON FM
 
Porto Canal
 
Rádio Regional 
 
RFM
 
RTP Notícias 
 
 
 
 
 
Vídeos:
 
 
 
 

Notícia publicada em 15 de Setembro de 2020
O Horizon Impact Award, este ano na 2ª edição, é dedicado a projetos financiados pela União Europeia cujos resultados criaram impacto social na Europa e para além dela. O prémio reconhece os projetos com maior influência e impacto, apoiados pelo Horizon 2020 e pelo seu predecessor, o 7th Framework programme (FP7, 2007-2013). 
 
Reconhecido como um projeto pioneiro e um exemplo de liderança científica a nível mundial, o projeto INVISIBLE contribui para o primeiro écran produzido com materiais ecosustentáveis, atualmente comercializado por várias empresas, tendo dado origem a uma nova área tecnológica cujos resultados foram adotados numa variedade de indústrias como as da impressão a jato de tinta e dos diagnósticos médicos inteligentes.  
 
O vencedor será anunciado no dia 23 de setembro durante o evento “European Research and Innovation Days”.