Consórcio integrado pela FCT NOVA recebe meio milhão de euros para projeto sobre deteção da COVID-19 em águas residuais

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, através do CENIMAT (Centro de Investigação de Materiais) e da UCIBIO (Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas), integra um consórcio que recebeu um financiamento de meio milhão de euros para desenvolver o projeto “Eco2Covid - Desenvolvimento de Plataformas de Deteção e Monitorização em Águas do Coronavírus”. Para além da FCT NOVA, integram o consórcio a Tejo Atlântico, a Universidade de Coimbra e o INOVA+.

O projeto tem como objetivo a criação de uma plataforma inovadora baseada em nanotecnologia para deteção do coronavírus SARS-CoV-2 em águas residuais, potenciando o conhecimento já existente nos parceiros, no domínio do pré-tratamento de águas residuais e do desenvolvimento de biossensores.

Esta plataforma prevê a deteção do vírus de forma expedita, in-situ e com baixo custo, algo que até à data não é possível. Esta ferramenta pretende também ser segura, de fácil utilização pelos diferentes intervenientes no processo e constituída maioritariamente por materiais biodegradáveis, com um impacto ambiental reduzido.

A conclusão do projeto está prevista para o primeiro trimestre de 2021 e obteve financiamento no âmbito do quadro temporário relativo a medidas de auxílio estatal em apoio da economia no atual contexto do surto de COVID-19.

Na imprensa

"Teste inovador para detetar covid nos esgotos avança" (Expresso)

"Eco2Covid: Projeto português para detetar o coronavírus nos esgotos" (Pplware)