Universidade NOVA começa testes serológicos à comunidade académica

A Universidade NOVA de Lisboa vai começar a realizar testes serológicos à comunidade académica. Serão testados professores, investigadores, funcionários e alunos que frequentam aulas presenciais e ainda todos os que estão em residências universitárias. Os testes, gratuitos e voluntários, vão ser efetuados em todas as faculdades, institutos e escola da NOVA, bem como na Reitoria.

Realizada a colheita de sangue, as amostras são, posteriormente, analisadas na NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM). Esta é mais uma iniciativa que a NOVA desenvolve para garantir as melhores condições sanitárias e de segurança, tendo em vista o atual e o próximo ano académico (2020-21).

Estes testes serológicos foram desenhados no âmbito do Consórcio Serology4COVID, que junta o Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NMS|FCM, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA), o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e o Instituto de Medicina Molecular (IMM).

O objetivo do consórcio é o desenho de ensaios serológicos que permitam reconstruir o passado e identificar quem esteve infetado com o novo coronavírus e poderá ter ganho imunidade. Desta forma, é possível ter um panorama mais realista e completo do que se passou no país, de modo a poderem ser implementadas novas estratégias para controlar a propagação da doença e minimizar as suas consequências para a saúde, sociedade e economia.

Mais informações aqui.