Bolsa de Investigação para mestre, 2 vagas

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 2 Bolsas de Investigação (BI) para mestre no âmbito do projecto DREaMM – ““Desenvolvimento de membranas magnéticas nanofibrilares com dupla capacidade de resposta”, (Ref.ª PTDC/CTMCTM/30623/2017), financiado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa, na componente FEDER, e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.

1. Área Científica: Engenharias

2. Requisitos de admissão: Mestrado ou Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais ou áreas afins com classificação final igual ou superior a 14 valores; conhecimentos em electrofiação, microgéis termossensíveis, nanopartículas magnéticas e preferência para experiência de trabalho em investigação nas áreas de síntese química de nanopartículas, biomateriais e desenvolvimento de sistemas de libertação de fármaco.

3. Plano de trabalhos: As actividades a desenvolver incluem:

a) Produção e caracterização de membranas magnéticas e membranas coloidais por electrofiação

b) Ensaios de libertação de fármacos modelos a partir de fibras e microgéis termossensíveis

c) Aplicação de modelos matemáticos aos resultados experimentais obtidos em b).

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor ( https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf ).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Biomateriais do Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Doutora Paula Soares.

6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Dezembro de 2019. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projecto.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €989,70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País ( https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt ), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária. O reembolso do seguro social voluntário está incluído no contrato de bolsa.

8. Métodos de selecção: A seleção dos candidatos será efectuada pelo júri, com base na análise do Curriculum vitae e adequação para as tarefas propostas, com a valoração de 100%.

Caso o júri considere relevante, a avaliação poderá ser complementada por entrevista. Nesse caso, a avaliação curricular (Curriculum vitae e adequação) valerá 85% da nota final e a entrevista 15%.

9. Composição do Júri de Selecção: Doutora Paula Soares (presidente), Professor João Paulo Borges (vogal efectivo), Professor Jorge Carvalho Silva (vogal efectivo), Professora Maria Helena Godinho (vogal suplente), Professora Célia Henriques (vogal suplente).

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do CENIMAT da FCT-UNL, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 25 de Outubro de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de apresentação, Curriculum Vitae, certificado de habilitações com as disciplinas discriminadas, carta de recomenda ção. São excluídos da admissão ao concurso os candidatos que formalizem incorretamente a sua candidatura ou que não comprovem os requisitos exigidos no presente concurso. Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.

As candidaturas deverão ser entregues exclusivamente através de correio electrónico para pi.soares@fct.unl.pt e cenimat.secretariado@fct.unl.pt com o assunto BI-105-Mestre-DREaMM.