Ciência Viva 2019 - CENIMAT|i3N

No âmbito do Programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias, o CENIMAT I i3N, Centro de Investigação de Materiais, do Departamento de Ciências dos Materiais da FCT NOVA recebe 60 alunos de todo o país.
São alunos do ensino Secundário (9º ao 12.º ano) que frequentam, de 8 a 12 de julho, estágios coordenados por investigadores do CENIMAT|i3N em conjunto com os alunos de doutoramento e mestrado. Alguns exemplos das actividades a realizar na semana:

- Transforma o teu PC num laboratório de nanotecnologia
- Fazer grafeno a partir de madeira
- Vem imprimir a tua estação meteorológica
- Faz do sol a tua fonte de energia
- Vamos produzir osso a partir de casca de camarão

O CENIMAT|i3N em conjunto com o DCM mantém de forma regular desde 2009 esta actividade em conjunto com o Ciência Viva, e nestes 10 anos já recebeu cerca de 700 alunos, abrindo as portas para dar a conhecer a investigação de excelência que faz a nível nacional e internacional.

Para além das actividades relacionadas com a investigação a semana é preenchida com vários workshops e concursos desde impressão 3D, fazer gelados com azoto líquido entre outras.