Concurso internacional para a contratação, na modalidade de contrato a termo incerto, de um(a) Investigador(a) Doutorado(a)

Encontra-se aberto concurso internacional para a contratação, na modalidade de contrato a termo incerto, de um(a) Investigador(a) Doutorado(a) para o exercício de actividades de investigação na área de Engenharia de Tecidos/Medicina Regenerativa, no âmbito do projecto "iSkin2: melhorar a regeneração da pele através da melhoria do desempenho do substituto de pele Skin2", ref. PTDC/BTM-MAT/31470/2017, financiado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa, na componente FEDER, e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. 
Edital|Mais informações disponíveis aqui:
Português
Inglês:
 
Resumo do anúncio:
Por decisão da Direcção da NOVA.id.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT - procede-se à abertura de um concurso internacional (referência “#NOVAID09”) para a contratação, na modalidade de contrato a termo incerto, de um(a) Investigador(a) Doutorado(a) para o exercício de actividades de investigação na área de Engenharia de Tecidos/Medicina Regenerativa, no âmbito do projecto iSkin2: melhorar a regenerac¸a~o da pele através da melhoria do desempenho do substituto de pele Skin2, ref.ª PTDC/BTM-MAT/31470/2017, financiado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa, na componente FEDER, e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.

Texto do anúncio
1.   Modalidade de contratação e legislação aplicável
A contratação do(a) Investigador(a) Doutorado(a) realizar-se-á através de Contrato de Trabalho a Termo Incerto, a celebrar nos termos do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, na sua redacção actual. O contrato terá uma duração previsível de 30 meses, a qual não deverá exceder a duração do Projecto acima identificado. O contrato tem início previsto em 1 de Janeiro de 2019.
São ainda aplicáveis ao presente processo de contratação, designadamente, o Decreto-Lei n.º 57/2016, de 19 de Julho, alterado pela Lei nº 57/2017, de 29 de Agosto (RJEC) e o Decreto Regulamentar n.º 11-A /2017, de 29 de Dezembro.

2.   Principais funções e actividades e exclusividade
O(a) Investigador(a) Doutorado(a) irá participar nas actividades de investigação no âmbito do projecto iSkin2. Estas incluem a produção de membranas de nanofibras obtidas por electrofiação e a caracterização física (morfologia, porosidade, tamanho de poro, propriedades mecânicas, entre outros) química (grau de reticulação, taxa de degradação), biológica (citotoxicidade, adesão, proliferação e migração celular de fibroblastos e queratinócitos e activação de macrófagos) e microbiológica (acção antibacteriana e antifúngica) dessas membranas. Outras atividades incluem, mas não se limitam, a: extracção e caracterização fenotípica de células primárias obtidas de biópsias; estudo da adesão e metabolismo de células na presença de aglomeradores macromoleculares; ensaios in vivo do substituto de pele Skin2; supervisão de estudantes de mestrado e doutoramento; co-coordenação e manutenção da infra-estrutura laboratorial.
O(a) Investigador(a) Doutorado(a) dedicará plenamente a totalidade da sua actividade profissional à NOVA.id.FCT, com carácter de exclusividade.

3.   Local de trabalho
O(a) Investigador(a) Doutorado(a) prestará o seu trabalho nas instalações da Faculdade de Ciências e Tecnologia sitas no Monte de Caparica, Almada, e efectuará todas as deslocações, em Portugal ou no estrangeiro, inerentes às suas funções ou necessárias ao exercício da sua actividade.

4.   Remuneração mensal
O(a) Investigador(a) Doutorado(a) auferirá uma remuneração mensal ilíquida de € 2.128,34 que tem por referência o 1º escalão do nível remuneratório inicial, nos termos do nº 2 do Artigo 15º do DL nº 57/2016 de 19 de Julho, na redacção da Lei nº 57/2017 de 29 de Agosto, e do Decreto Regulamentar nº 11-A/2017, de 29 de Dezembro.

 
5.   Requisitos de admissão
Podem apresentar-se ao presente concurso candidatos nacionais, estrangeiros e apátridas, titulares do grau de doutor em Engenharia de Tecidos ou área equivalente e que possuam os seguintes requisitos específicos:
a.    Conhecimento e experiência no processamento de biomateriais para aplicações em engenharia de tecidos, em particular na aplicação da técnica de electrofiação para a produção de membranas não tecidas;
b.    Conhecimento e experiência em cultura de células animais incluindo testes metabólicos e marcações de imunocitoquímica;
c.    Experiência na escrita e apresentação de trabalhos científicos;
Domínio da língua inglesa ao nível mínimo ILR 3/CEFR C1.

 
6.   Avaliação das Candidaturas e Composição do Júri
A avaliação das candidaturas será efectuada por um júri e seguirá a tramitação prevista nos artigos 13º e 14º aplicáveis por remissão do artigo 19º todos do DL nº 57/2016 de 19 de Julho, na redacção da Lei nº 57/2017 de 29 de Agosto.
Nos termos do disposto no Artigo 13º do DL nº 57/2016, o júri tem a seguinte composição:
- Presidente/Chair: Jorge Alexandre Monteiro de Carvalho e Silva;
- Vogal/Member: Célia Maria Reis Henriques;
- Vogal/Member: João Paulo Ribeiro Miranda Borges;
- Vogal Suplente/Substitute Member: Isabel Maria Godinho de Sá Nogueira;
- Vogal Suplente/Substitute Member: Paula Alexandra Quintela Videira.

7.   Critérios de selecção
A seleção do(a) Investigador(a) Doutorado(a) a contratar será realizada através da avaliação do seu percurso científico e curricular, nos termos do DL nº 57/2016 de 19 de Julho, na redacção da Lei nº 57/2017 de 29 de Agosto, sendo os seguintes os critérios de selecção e a respectiva ponderação:
a)    Carta de motivação (20%);
b)    Curriculum Vitae, nomeadamente a relevância da formação, experiência profissional e qualidade e impacto das publicações para o trabalho a desenvolver (50%);
c)    Ensaio crítico sobre o estado da arte da Engenharia de Tecidos da pele (20%);
d)    Entrevista destinada à clarificação de aspetos relacionados com os resultados da investigação para a qual serão convocados os 3 melhores candidatos de acordo com os critérios anteriores, na condição de terem obtido uma classificação superior a 60% nos critérios referidos (10%).

 
8.   Decisão Final
A deliberação final do júri será homologada pelo dirigente máximo da NOVA.id.FCT a quem compete ainda decidir sobre a contratação.
A lista dos candidatos admitidos e excluídos e a lista de classificação final são publicitadas no sítio na Internet da NOVA.id.FCT (www.novaidfct.pt) e enviadas por correio eletrónico, com recibo de entrega, a todos os candidatos.

 
9.   Apresentação de Candidaturas
As candidaturas devem ser apresentadas no período de 29 de Outubro de 2018 a 23 de Novembro de 2018 através do envio, por correio electrónico para Jorge Carvalho Silva, jcs@fct.unl.pt, dos seguintes documentos, redigidos em Inglês e em formato pdf:
- Carta de Motivação;
- Curriculum Vitae;
- Ensaio (máximo duas páginas A4) sobre o estado actual da engenharia de tecidos da pele;
- Certificado de habilitações.

10.Política de não discriminação e de igualdade de acesso
A NOVA.id.FCT promove activamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato pode ser beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer dever em razão, nomeadamente de ascendência, idade, sexo, deficiência, orientação sexual, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, religião ou convicções políticas.