Noite Europeia dos Investigadores

A noite mais longa da ciência voltou a acontecer com grande participação da FCT NOVA no passado dia 28 de setembro. Foram 21 atividades espalhadas pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência e pelo Jardim do Príncipe Real que estimularam o visitante a querer saber mais sobre ciência. A edição deste ano da Noite Europeia dos Investigadores foi dedicada ao tema "Ciência na Cidade" escolhido por este ser também o Ano Europeu do Património.
 
Presença do CENIMAT/i3N
-Moedas da época dos Descobrimentos  e património cultural subaquático resgatado
Nesta atividade foi observada a superfície corroída de moedas verdadeiras e antigas, através de lupas; deu-se a conhecer a materialidade das moedas e a sua degradação, bem como a corrosão em meios aquáticos/subaquáticos.

-Origem e uso de estanho para produção de artefatos de bronze,exemplos desde a pré-história até à produção histórica de sinos
Deu-se a conhecer artefactos de bronze e a sua degradação ao longo do tempo, partindo de exemplares anteriores à ocupação romana até à produção de  sinos. Estas atividades contemplam a observação em microscópios/lupas, demonstrações e jogos/quizzes de como é que o bronze corrói ao longo do tempo e as suas implicações na microestrutura e na resistência estrutural da peça.

-Controlar a transparência de janelas e pintar sem tinta com materiais celulósicos
Nesta atividade foi possivel ver em funcionamento uma janela translúcida que se torna transparente com a aplicação de um campo elétrico e ficou-se a conhecer os princípios básicos de funcionamento e os principais constituintes envolvidos na construção do sensor. Foram mostrados filmes coloridos produzidos sem pigmentos, que imitam a organização estrutural de cutículas de escaravelhos.

-Biossensores em papel para aplicações em património cultural

Atividade conjunta de duas temáticas com demonstradores lúdicos e experimentais:
1 – Os biossensores em papel como meio de diagnóstico e de identificação de contaminantes fúngicos e bacterianos em materiais do património cultural como pergaminho, papel, vidro e pedra.
2 - A importância das matérias primas desde a pré-história até aos nossos dias no contexto do desenvolvimento Europeu como ferramenta de atividades de turismo cultural e preservação de locais mineiros de interesse histórico na Europa.

-Alterações climáticas e património edificado
Atividade conjunta de duas temáticas com demonstradores lúdicos e experimentais:

1 - Os efeitos das alterações climáticas em património construído de impacto internacional, com apresentação de casos de estudo do projeto H2020 HERACLES.
2 – Os revestimentos em azulejo dos edifícios e monumentos nacionais exposto a condições ambientais adversas como património a valorizar e conservar, com demonstração dos efeitos físico-químicos, estruturais e biológicos sobre diversas peças.

 
Notícia na íntegra aqui
Clique na foto para ampliar