BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI, Mestre), uma vaga - Referência: Fev.2018_Disertox_PTDC/CTM-NAN/2912/2014

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projecto com a referência PTDC/CTM-NAN/2912/2014 e com o título Plataformas descartáveis de microfluídica para a detecção de toxinas alimentares por SERS com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais, nas seguintes condições:

 

1. Área Científica: Materiais; Micro e Nanotecnologias; Física; Biotecnologia e áreas afins 

 

2. Requisitos de admissão: O candidato deverá possuir Mestrado numa das áreas cientificas acima indicadas, com média de mestrado igual ou superior a 17 valores e dominar a língua portuguesa e inglesa.

 

3. Plano de trabalhos: Actividades de investigação científica no âmbito do projecto PTDC/CTM-NAN/2912/2014, nomeadamente, fabrico e caracterização de substratos para SERS. Composto pelas seguintes tarefas: 

a. Fabricação de nanoestruturas metálicas em por técnicas físicas e químicas e sua caracterização;

b. Preparação de amostras de amostras para medidas SERS;

c. Desenvolvimento e fabrico de chips de microfluídica para medidas SERS

d. Medidas Raman com desenvolvimento da técnica de imagem Raman.

 

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).

 

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do UNINOVA/CEMOP/CENIMAT no Campus de Caparica e no Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor Hugo Águas.

 

6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto para Fevereiro de 2017. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado por iguais períodos dentro da vigência do projecto.

 

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http:// www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

8. Métodos de selecção: Os métodos de selecção serão os seguintes: Análise do Curriculum Vitae e sua adequação para as tarefas propostas (60%) e Experiência Profissional (40%), com possibilidade de realização de entrevista, caso o júri considere relevante, aos melhores classificados, neste caso, a classificação será com a valoração (60% análise curricular, 30% experiência profissional e 10% entrevista).

 

9. Composição do Júri de Selecção: Professor Hugo Águas (Presidente), Professora Elvira Fortunato (1º vogal efectivo); Professor Rodrigo Martins (2º vogal efectivo), Professor Luís Pereira (vogal suplente), Doutor Manuel Mendes (vogal suplente).

 

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Edifício UNINOVA, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 24 de Janeiro a 7 de Fevereiro de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Carta de apresentação, Curriculum Vitae, certificado de habilitações (Mestrado e Licenciatura) com as disciplinas descriminadas, Cópia do CD, carta de recomendação (opcional).

As candidaturas deverão ser enviadas através de correio electrónico para pass@uninova.pt e hma@fct.unl.pt com o assunto: Bolsa_BIMestre_Fev.2018_Disertox_PTDC/CTM-NAN/2912/2014.