BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI, Mestre), uma vaga - Referência “BI-43-Mestre-ORABAC-Produção”

Título: BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI, Mestre), uma vaga.
Referência “BI-43-Mestre-ORABAC-Produção”

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI, Mestre) no âmbito do Projecto de Investigação Científica nº 017852 (AAC nº33/SI/2015) “ORABAC - Óculos de Realidade Aumentada de Baixo Custo” do Laboratório Associado I3N, Pólo CENIMAT, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio financeiro dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) às Comissões Diretivas do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e do Programa Operacional Regional de Lisboa, nos temos previstos no n.º 1 do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 159/2014, de 27 de outubro, alterado pelo decreto-Lei n.º 215/2015.

Área Científica: Micro e Nanotecnologias, produção de circuitos.

Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias, Engenharia dos Materiais, Engenharia Física e áreas afins. Será dada prioridade a candidatos com experiência no processamento e caracterização de transístores e/ou circuitos de filme fino de óxidos semicondutores por via física e química, em ambiente de sala limpa.

Plano de trabalhos:
A actividade do bolseiro consistirá em:
•    Produção de TFTs de canal curto e de circuitos neles baseados em substratos flexíveis, usando os materiais optimizados ao longo do projecto;
•    Refinamento dos processos de deposição, padronização e laminação/delaminação de substratos flexíveis de forma a maximizar a taxa de sucesso dos circuitos integrados fabricados;
•    Apoio nas actividades de desenvolvimento de mostrador passivo electrocrómico, a integrar no conceito final do projecto;
•    Apoio às actividade de disseminação (por exemplo, participação em conferências e elaboração de artigos).

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CENIMAT|I3N, Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Pedro Barquinha.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Fevereiro de 2018. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado por iguais períodos durante a vigência do financiamento.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http:// www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de selecção: A selecção dos candidatos será efectuada pelo júri, com base na análise do Curriculum Vitae e sua adequação para as tarefas propostas. A avaliação curricular valerá 50% da nota final, os elementos de valorização suplementar (incluindo carta de motivação) 30% e a entrevista aos candidatos que o júri considere relevantes 20%.

Composição do Júri de Selecção:
Presidente do Júri – Professor Pedro Barquinha
Vogais Efetivos – Professores Doutores Rodrigo Martins e Elvira Fortunato
Vogais Suplentes – Professores Doutores Luís Pereira e Joana Pinto

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida com base na metodologia de selecção, que será afixada em local visível e público do CENIMAT|I3N, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O prazo de apresentação de candidaturas decorre entre os dias 12 a 26 Dezembro de 2017. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Carta de apresentação, Curriculum Vitae, certificado de habilitações, carta de recomendação (opcional). As candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico para cenimat.secretariado@fct.unl.pt, obrigatoriamente com a indicação no assunto do e‐mail da referência “BI-43-Mestre-ORABAC-Produção”.

Para mais informações os candidatos poderão contactar o Prof. Pedro Barquinha através do e-mail pmcb@fct.unl.pt.