Bolsa de investigação (BI) Mestre, uma vaga - referência “BI-41‐Mestre-1D-Neon”

Título: Bolseiro de investigação (BI) Mestre, uma vaga

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre no âmbito do projecto 1D-Neon (1D Nanofibre Electro-Optic Networks), GA Nº 685758, com o apoio financeiro da União Europeia, Programa H2020, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Micro e Nanotecnologias, produção de dispositivos electrónicos em fibras poliméricas

2. Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias, Engenharia dos Materiais, Engenharia Física e áreas afins. Serão valorizados candidatos com experiência no processamento e caracterização de filmes finos a baixa temperatura em ambiente de sala limpa bem como a sua integração em transístores de efeito de campo. É igualmente necessária uma carta de motivação para a candidatura e bom domínio da língua inglesa.

3. Plano de trabalhos: A actividade do bolseiro consistirá na produção de transístores em fibras poliméricas extrudidas no UNINOVA, no âmbito das actividades previstas no projecto 1D-Neon. Numa primeira fase os transístores serão baseados em filmes finos de óxidos semicondutores e isolantes multicamada depositados por pulverização catódica (segundo processos já estabelecidos no UNINOVA), sendo estes eventualmente substituídos numa fase posterior por filmes finos ou nanoestruturas dos mesmos materiais sintetizados por via química (também em desenvolvimento no UNINOVA). Especial atenção será dada à forma de fixação/remoção das fibras poliméricas a suportes rígidos de forma a permitir o processamento e padronização de materiais à microescala na superfície das fibras. Outro aspecto a considerar será a planarização da superfície das fibras extrudidas. O bolseiro será ainda responsável pela caracterização eléctrica dos dispositivos, incluindo medidas estáticas e dinâmicas, com diferentes raios de curvatura. Estas actividades enquadram-se no WP1 e WP2 do projecto 1D-Neon.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto‐lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto‐Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação do UNINOVA.

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Excelência em Microelectrónica, Optoelectrónica e Processos do Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias (CEMOP/UNINOVA), sob a orientação científica do Prof. Pedro Barquinha.

6. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Janeiro de 2018. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado durante a vigência do financiamento.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa é de 980,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de selecção: A selecção dos candidatos será efectuada pelo júri, com base na análise do Curriculum Vitae e sua adequação para as tarefas propostas. A avaliação curricular valerá 50% da nota final, os elementos de valorização suplementar (incluindo carta de motivação) 30% e a entrevista aos candidatos que o júri considere relevantes 20%.

9. Composição do Júri de Selecção:
Presidente do Júri: Professor Rodrigo Martins
Vogais efectivos: Professor Pedro Barquinha e Professora Elvira Fortunato
Vogais suplentes: Professora Rita Branquinho e Professor Luís Pereira

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do CENIMAT, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 23 a 30 de Novembro de 2017.

As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio electrónico, obrigatoriamente com a indicação, no assunto do e‐mail, da referência “BI-41‐Mestre-1D-Neon”, para cenimat.secretariado@fct.unl.pt, dentro do prazo limite para a respectiva apresentação. A candidatura deverá ser obrigatoriamente instruída com os seguintes documentos:
a) Carta de Motivação;
b) Curriculum Vitae detalhado do Candidato;
c) Certificado de habilitações, com média final;
d) Fotocópia de documento de identificação com fotografia.
Informa‐se que as candidaturas com processos incompletos serão liminarmente excluídas do concurso.