Elvira Fortunato queixa-se do excesso de burocracia em Portugal e diz que ela "mata a investigação no antes e no depois". Na Comissão Europeia, o seu próximo desafio é combater os microplásticos (+)
17-07-2018

Beatriz Coelho, Prémio SPM 2017, acaba de ganhar a FEMS award to the best master thesis in Europe, atribuída pela primeira vez este ano, com a tese: “A Digital Microfluidics Platform for Loop-Mediated Isothermal Amplification of DNA”. A mestre Beatriz Coelho é atual Doutoranda do Programa Doutoral em Nanotecnologias e Nanociências no CENIMAT.

16-07-2018
A Softinsa, empresa do grupo IBM, anuncia a abertura das candidaturas ao Prémio Científico IBM 2017. O prazo termina a 15 de setembro e podem concorrer jovens investigadores portugueses, ou residentes em Portugal há pelo menos 3 anos, e com menos de 36 anos. Consulte o regulamento aqui. PDF
09-07-2018
De acordo com o Observador (https://observador.pt/2018/07/06/quais-sao-os-31-cursos-com-emprego-garantido-e-os-10-com-mais-desemprego/) os Mestrados Integrados em Engenharia de Materiais e Engenharia de Micro e Nanotecnologias ombreiam na empregabilidade (TAXA DE DESEMPREGO = 0) com os cursos de Medicina e Enfermagem, o que atesta do impacto da qualidade da formação ministrada na NOVA. A aposta é numa formação transversal e na fronteira do conhecimento, com forte componente nas aplicações tecnológicas, capaz de responder aos desafios do futuro!
06-07-2018
No âmbito da estratégia “KIC Raw Materials” e da reunião anual do “Governance Board” do “European Institute of Innovation and Technology” (EIT), tida em Berlim, o Professor Rodrigo Martins, na qualidade de Presidente da Academia Europeia de Ciências, falou sobre o impacto dos materiais na Ciência e Tecnologia Europeia (+)
05-07-2018
Com base nos resultados alcançados pelos dispositivos desenvolvidos, o grupo, em parceria com a Universidade de Bolonha e a empresa  Tagsys RFID, publica o trabalho Passive radiofrequency x-ray dosimeter tag based on flexible radiation-sensitive oxide field-effect transistor, a que está associado também a uma patente submetida entre a FCT-UNL e a Universidade de Bologna.
02-07-2018
O Departamento de Ciência dos Materiais, o CENIMAT|i3N e o CEMOP unem-se na Homenagem ao Prof. Doutor Fernando Santana.
27-06-2018
The poster with the title “Bio-inspired Photonic Circular Polarized Light Detectors” by Paul Grey, PhD student in CENIMAT won the Best Poster Award in the symposium P (Advanced materials and architecture for organic, printable and bio-inspired photonics) of the Spring Meeting of the European Material Research Society (E-MRS) in June 2018 in Strasbourg, France.
27-06-2018
“Acredito que o conceito de computador, pelo menos como o conhecemos hoje, deixará de existir” no futuro e que “a comunicação será feita a partir de superfícies que funcionarão como os atuais mostradores planos”, indicou a cientista, Elvira Fortunato, à margem do Future of Computing, um evento organizado pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), que decorre entre hoje e sexta-feira na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Elvira Fortunato é uma das oradoras da iniciativa, que tem como objectivo desafiar os vários participantes a responder à questão “Como vão ser os computadores em 2068?”, através de debates centrados nas tendências e tecnologias da computação.
26-06-2018
O grupo coordenado pelo Professor Doutor Rodrigo Martins dos parceiros da FCT NOVA no EIT KIC Raw Materials fortalece a sua posição dentro do CLC Central do EIT Raw Materials.
22-06-2018
O grupo coordenado pelo Professor Doutor Rodrigo Martins dos parceiros da FCT NOVA no EIT KIC RawMaterials fortalece a sua posição dentro do CLC Central do EIT Raw Materials.
22-06-2018
A Comissão de Educação e Ciência vai promover uma Conferência sobre o tema – “Ensino Superior e Ciência: responder aos novos desafios da inovação científica e da inovação social”, que terá lugar no dia 20 de junho, a partir das 9h30, no Auditório António Almeida Santos da Assembleia da República (no edifício novo situado atrás do Jardim de S. Bento). Inscreva-se até ao dia 18 de junho, em http://app.parlamento.pt/s?i=escinov   | Programa | Convite
12-06-2018