Noite Europeia dos Investigadores

Em toda a Europa, 29 de Setembro é dedicado à celebração da Noite Europeia dos Investigadores – um evento onde os investigadores de diferentes áreas disciplinares partilham experiências e o seu conhecimento com o cidadão comum de várias idades, assim como, com outros investigadores, investidores e políticos.
 
Em Lisboa, das 18H00 às 24H00, no circuito compreendido entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real  vão ser realizadas mais de 100 atividades: experimentações e demonstrações científicas, workshops, oficinas práticas, jogos e quizzes , exposições, conversas informais, um debate e animação na rua.
 
A Noite Europeia dos Investigadores — European Researchers’ Night — é uma iniciativa lançada em 2005, atualmente bianual, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.

Esta iniciativa que procura quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista, é uma oportunidade para divulgar o trabalho de grande qualidade e inovação desenvolvido pelos investigadores portugueses, bem como para realçar a importância de uma comunicação eficiente entre centros de investigação e a sociedade civil.

 
Programa
Conheça o programa para as cidades de Lisboa, Porto e Braga e marque o dia 29 de setembro na sua agenda! Esperamos por si na maior festa de Ciência na Europa!