Título: Bolsa de Investigação (BI) para Mestre, uma vaga, com a referência “BI-Mestre-07- PTDC/BBB-BIO/1889/2014 - SkinChip”

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projecto PTDC/BBB-BIO/1889/2014 - SkinChip, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável co-financiado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020:

1.    Área Científica: Engenharia dos Materiais, Engenharia de Micro e Nanotecnologias, Biotecnologia, Bioquímica e áreas afins.

2.    Requisitos de admissão: O candidato deverá possuir um Mestrado numa das áreas mencionadas no ponto 1, com média igual ou superior a 14 valores, dominar a língua inglesa e ter experiência em laboratório.

3.    Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver será a produção de membranas de celulose bacteriana e respectiva funcionalização tendo em vista a sua aplicação em dispositivos de microfuídica para o crescimento de células da pele - SkinChip. Este trabalho será feito em parceria com os parceiros do projecto: Instituto de Engenharia Biomédica – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (INEB-I3S) da Universidade do Porto e o Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho.

4.    Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor:

5.    Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas Instalações do CEMOP no Campus de Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Profª Doutora Elvira Fortunato.

6.    Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Junho de 2016. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado por iguais períodos durante a vigência do projecto (máximo 3 anos).

7.    Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa é de 980,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8.    Métodos de selecção: A selecção dos candidatos será efectuada pelo júri, com base na Análise do Curriculum Vitae e sua adequação para as tarefas propostas, caso o júri considere relevante, eventualmente será complementada por entrevista, nesse caso, a avaliação curricular valerá 75% da nota final e a entrevista 25%.
Caso o júri opte por não entrevistar os candidatos, a avaliação curricular corresponderá a 100% da avaliação dos candidatos.

9.    Composição do Júri de Selecção:
Professora Elvira Fortunato (Presidente), Professor Luís Pereira (1º vogal efectivo); Doutora Lidia Santos (2º vogal efectivo), Professora Rita Branquinho (vogal suplente), Mestre Alexandra Gonçalves (vogal suplente).

10.    Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Edifício do UNINOVA na FCT/UNL, sendo apenas o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

11.    Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de Abril a 11 de Maio de 2016.

As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio electrónico, obrigatoriamente com a indicação, no assunto do e-mail, da referência “BI-Mestre-07- PTDC/BBB-BIO/1889/2014 - SkinChip”, para cenimat.secretariado@fct.unl.pt, dentro do prazo limite para a respectiva apresentação.
A candidatura deverá ser obrigatoriamente instruída com os seguintes documentos:
a)    Carta de Motivação;
b)    Curriculum Vitae detalhado do Candidato;
c)    Certificado de habilitações, com média final;
d)    Fotocópia de documento de identificação.
Informa-se que as candidaturas com processos incompletos serão liminarmente excluídas do concurso.