EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI)
Título: BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI, Licenciado), uma vaga.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI, Licenciado) no âmbito do Projecto de Investigação Científica, M-ERA.NET/0010/2012 “Novos materiais vítreos borofosfatados dopados, sob a forma de nanopós e de filmes finos nanoestruturados, com relevantes propriedades ópticas e magnéticas para aplicação em fotónica” (MAGPHOGLAS), do Laboratório Associado i3N Pólo CENIMAT da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, financiado pela FCT-MCTES nas seguintes condições:

1.    Área Científica: Engenharia dos Materiais ou áreas afins.

2.    Requisitos de admissão: O candidato deve possuir formação científica preferencialmente nas áreas acima mencionadas e dominar a língua inglesa. Deverá possuir a Licenciatura ou o 1º Ciclo do Mestrado Integrado com uma média final não inferior a 14 valores.

3.    Plano de trabalhos: Síntese e caracterização estrutural de novos materiais de vidro borofosfatados dopados, que exibem propriedades específicas e reprodutíveis para serem aplicados em fotónica. O trabalho a desenvolver está integrado num projecto de âmbito mais geral, que envolve para além do CENIMAT|i3N outas instituições de investigação europeias.

4.    Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor:

5.    Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas Instalações do CENIMAT|i3N no Campus de Caparica e no Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Profª Doutora Regina Monteiro.

6.    Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de três meses com início previsto em Abril de 2016. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado por iguais períodos durante a vigência do projecto.

7.    Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa é de 745,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8.    Métodos de selecção: A selecção dos candidatos será feita através da análise curricular e, caso seja necessário, por entrevista aos candidatos seleccionados com base no CV, nesse caso, a avaliação curricular valerá 75% da nota final e a entrevista 25%. Caso o júri opte por não entrevistar os candidatos, a avaliação curricular corresponderá a 100% da avaliação dos candidatos.
Será dada preferência a candidatos com experiência de investigação e que já tenham realizado trabalho de investigação na área do projecto.

9.    Composição do Júri de Selecção:
Presidente do Júri -  Regina  Monteiro
Vogais Efectivos – M. Margarida Lima e João Pedro Veiga
Vogais Suplentes – Rui Silva e Carlos Dias

10.    Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida com base na metodologia de selecção, que será afixada em local visível e público do DCM, CENIMAT|I3N, sendo apenas o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

11.    Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 04 a 15 de Abril.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: CV, fotocópia do certificado de habilitações e do BI e outros documentos comprovativos considerados relevantes para a candidatura.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio ao cuidado de Prof. Regina Monteiro, DCM, CENIMAT/ I3N - Campus da Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Quinta da Torre, 2829-516 Caparica, ou por correio electrónico para rcm@fct.unl.pt, dentro do prazo limite para a respectiva apresentação.