Bolsa de Investigação (BI, Licenciado), uma vaga

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA NO ÂMBITO DE PROJECTOS E INSTITUIÇÕES DE I&D
Título: Bolsa de Investigação (BI, Licenciado), uma vaga.

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (Licenciado) para desenvolver atividades de investigação na área de “Caracterização reológica de fluidos complexos, com especial ênfase para padrões para fluidos de perfuração”, no âmbito do Financiamento da bolsa de excelência EMRP, associada ao projeto JRP-g08 NonNewtonianLiquids, “Sensor development and calibration method for inline detection of viscosity and solids content of non-Newtonian liquids” atribuída a Maria Teresa Cidade/ CENIMAT|i3N, nas seguintes condições:

Área Científica:
Licenciatura em Engenharia de Materiais, Engenharia Física, Engenharia Química e áreas afins.

Requisitos de admissão:
O candidato deve possuir formação numa área científica, preferencialmente nas áreas acima mencionadas e dominar a língua inglesa. Deverá possuir Licenciatura com média final não inferior a 14 valores.

Plano de trabalhos: A atividade do Bolseiro centrar-se-á em desenvolver trabalhos de investigação na área da caracterização reológica de fluidos complexos, com especial ênfase para padrões para fluidos de perfuração, sob a orientação científica da Professora Doutora Maria Teresa Cidade.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CENIMAT|i3N e DCM da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL).

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de seis meses, com início previsto a 15 de Setembro de 2015, eventualmente renovável por igual período dentro da vigência do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: A seleção dos candidatos terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros da formação académica (30%), o perfil curricular (30%) e a experiência em investigação na área de reologia (40%).

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri -  Professora Doutora Maria Teresa Cidade
Vogais Efetivos - Professora Doutora Maria Helena Godinho e Professor Doutor João Paulo Borges
Vogais Suplentes - Professor Doutor Pedro de Almeida e Professora Doutora Catarina M. M. Almeida da Rosa Leal

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do DCM, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 30 de Julho a 28 de Agosto de 2015.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, fotocópia do certificado de habilitações, BI/Cartão de Cidadão e outros documentos comprovativos considerados relevantes para a candidatura.

As candidaturas deverão ser entregues da seguinte forma: por correio, pessoalmente durante o período das 09h às 18h na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio electrónico para mtc@fct.unl.pt

Morada:
Departamento de Ciência dos Materiais