Sensor de Papel que detecta "bactéria eléctrica" - Electrochemically Active Bacteria using Tungsten Trioxide Nanoprobes

Na sequência do trabalho de investigação pioneiro a nível mundial na área do papel electrónico o CENIMAT|i3N e o UCBIO/REQUIMTE desenvolveram  com sucesso, uma nova aplicação também na área do papel e neste caso papel  de fotocópia que foi utilizado como teste rápido colorimétrico para a detecção de bactérias electroquimicamente activas, publicado no Scientific Reports do grupo Nature.

PRESS

Portugueses criam sensor de papel que detecta "bactéria eléctrica"
O sensor funciona como um teste de gravidez, é rápido e pode ser feito com papel de fotocópia. O objectivo é detectar uma bactéria que pode ser usada na produção de energia

In p3.publico.pt - 24-024-2015

Investigadores portugueses criam sensor de papel que deteta bactérias que geram eletricidade
Carlos Salgueiro e Elvira Fortunato desenvolveram nos laboratórios da Universidade Nova de Lisboa sensores de rápidos e de baixo custo que facilitam a deteção de bactérias que poderão vir a ser usadas para produzir energia.

In Exame Informática Online - 23-04-2015

Cientistas portugueses criam sensor de papel que deteta "bactéria elétrica"
A bactéria, que pode ser encontrada em lamas e sedimentos, chama-se "Geobacter sulfurreducens", funcionando o sensor de papel como um teste de gravidez. Em contacto com a bactéria, uma nanopartícula adicionada ao papel, o trióxido de tungsténio, passa de cor esbranquiçada para azul.

In Açores 9 Online - 23-04-2015

Cientistas portugueses criam sensor de papel que deteta "bactéria elétrica" - Açoriano Oriental

In Açoriano Oriental Online - 23-04-2015

Portugueses criam sensor de papel que deteta "bactéria elétrica" - ZAP
Ciência & Saúde Ciência, Química wbaiv / Flickr Equipas lideradas pelos investigadores Elvira Fortunato e Carlos Salgueiro, da Universidade Nova de Lisboa, criaram um teste rápido, feito com papel de fotocópia, para detetar a presença de uma bactéria que pode ser usada na produção de energia.

In AEIOU.pt Online - ZAP AEIOU.pt Online - 23-04-2015

In Diário de Notícias da Madeira.pt - 23-04-2015

Portugueses criam sensor de papel que deteta "bactéria elétrica"
A bactéria pode ser encontrada em lamas e sedimentos. O sensor de papel funciona como um teste de gravidez. Equipas lideradas pelos investigadores Elvira Fortunato e Carlos Salgueiro criaram um teste rápido, feito com papel de fotocópia, para detetar a presença de uma bactéria que pode ser usada na produção de energia.

In Diário de Notícias Online - 23-04-2015

Investigadores portugueses criam sensor de papel que deteta «bactéria elétrica»

In Diário Digital Online - 23-04-2015

Notícias ao Minuto - Portugueses criam sensor de papel que deteta ´bactéria elétrica´

In Notícias ao Minuto Online - 23-04-2015

In Observador Online - 23-04-2015

Cientistas portugueses criam sensor de papel que detecta "bactéria eléctrica"

In Porto Canal Online - 23-04-2015

Cientistas portugueses criam sensor de papel que detecta "bactéria eléctrica"
O objectivo da investigação é conseguir produzir energia de fontes alternativas ou tratar águas poluídas. Equipas lideradas pelos investigadores Elvira Fortunato e Carlos Salgueiro criaram um teste rápido, feito com papel de fotocópia, para detectar a presença de uma bactéria que pode ser usada na produção de energia.

In Renascença Online - 23-04-2015

In RTP Online - 23-04-2015