Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto de I&D Avaliação do risco ambiental dos metais - Refª PTDC/AAC‐AMB/110595/2009

CENTRO DE QUÍMICA ESTRUTURAL
EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE
UMA BOLSA de Investigação para Mestre (BI) NO ÂMBITO DO
PROJECTO PTDC/AAC-AMB/110595/2009 - (BL-CQE/2013-027)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de investigação para Mestre no âmbito do projeto de I&D Avaliação do risco ambiental dos metais: instrumentos para avaliar abiodisponibilidade em sistemas aquáticos/Instituto Superior Técnico, PTDC/AAC-AMB/110595/2009, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais (PIDDAC), nasseguintes condições:

Área Científica: Química Ambiental

Requisitos de admissão: Mestrado em Química, Engenharia Química, Engenharia do Ambiente, ou áreas afins. Factor preferencial: experiência de investigação em toxicologia de organismos
aquáticos.

Plano de trabalhos: Será avaliado o risco ambiental de misturas de metais em relação a uma alga unicelular. O trabalho tem como objectivos:
1) estudo da bioacumulação dos metais singulares e das misturas de metais na
presença dos ligandos usando a alga: avaliação do processo limitante da velocidade no “uptake”.
2) determinação da bioacumulação das misturas de metais na presença da água recolhida no estuário do Tejo (Portugal) usando a alga.

Legislação e regulamentação aplicável: a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de Agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de Outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de investigação do IST.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Química Estrutural do Instituto Superior Técnico, sob a orientação científica da Doutora Rute Isabel Ferreira Domingos.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Fevereiro/Março de 2014.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País
(http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores ), sendo o modo de pagamento da opção do Bolseiro por Transferência Bancária/Cheque.

Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar numa primeira fase será a avaliação curricular. Os candidatos com uma valoração superior a 75 % no currículo serão chamados para uma entrevista. Na segunda fase do método de seleção serão dados 25 % à avaliação curricular e 75 % à entrevista.

Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Rute Isabel Ferreira Domingos (Investigadora Auxiliar do IST)
Vogal efetivo: Margarida Correia dos Santos Romão (Professora associada com agregação IST/CQE).
Vogal suplente: António Conceição (Professora auxiliar IST/CQE).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados através de e-mail do Resultado Final da Avaliação.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de Novembro a 13 de Dezembro de 2013.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de motivação, e deverão ser
enviadas via e-mail (não sendo aceite outra forma de envio) e obrigatoriamente para ambos os emails: rute.domingos@ist.utl.pt e mcsantos@ist.utl.pt

Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Temporário