Bolsa Pós-doutoramento, uma vaga

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORAMENTO

Título: Bolsa Pós-doutoramento, uma vaga (1 vaga)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa Pós-Doutoramento no âmbito do Projeto Estratégico I3N polo de Lisboa Pest-C/CTM/LA0025/2013-14 do Laboratório Associado I3N Pólo CENIMAT da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDADAC) e o co-financiamento pelo FEDER através do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, para desenvolver trabalhos no Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências dos Materiais

Requisitos de admissão:
-    Doutoramento (até à data de início da Bolsa) em engenharia ou ciências nas áreas da Física, Química, Química-Física ou afins;
-    Experiência em espectroscopia de RMN (instrumentação, implementação de experiências, teoria de RMN);
-    Experiência em RMN de sólidos ou materiais moles e Imagem por RMN

Plano de trabalho:
O bolseiro terá como principal objectivo desenvolver áreas específicas de técnicas de RMN e apoiar o funcionamento do Laboratório de RMN do CENIMAT, planeando e gerindo a utilização do laboratório com vista a assegurar a melhor eficiência na prestação de serviços aos utilizadores internos/externos ao laboratório.
Serão, nomeadamente, funções do bolseiro:
1)    Desenvolvimento de áreas de investigação no âmbito da Imagem por Ressonância Magnética e de sistemas com aplicação na optimização dessa técnica;
2)    Desenvolvimento e apoio a actividades de investigação no âmbito do Laboratório de RMN do CENIMAT/I3N do DCM da FCT-UNL;
3)    Manutenção técnica e operacional do Laboratório de RMN e dos respectivos equipamentos;
4)    Apoio à gestão da utilização do equipamento de RMN

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - 2012 e Regulamento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Local de trabalho: Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do CENIMAT da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica de Maria Helena Figueiredo Godinho

Duração da bolsa: 6 meses, com início previsto para Janeiro de 2014. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projecto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da Bolsa corresponde a 1495€ por mês, em conformidade com tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P., no País, (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), acrescido do Seguro Social Voluntário. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal, através de transferência bancária.

Método de selecção: Basear-se-á nos seguintes critérios:
-    Avaliação curricular
o    Experiência passada em espectroscopia RMN – 7/20 valores
o    Publicações relevantes na área – 5/20 valores
-    Entrevista e, se necessário, provas de conhecimento – 6/20 valores
-    Apreciação das referências dadas pelo candidato – 2/20 valores

Composição do Júri de Selecção:
Presidente do Júri - Maria Helena Figueiredo Godinho
Vogais Efectivos - António Gabriel Malagueta Feio e Maria Teresa Varanda Cidade
Vogais Suplentes - João Paulo Miranda Borges e Pedro Marques de Almeida

Forma de publicitação/notificação dos resultados: O resultado final da avaliação será tornado público através de lista ordenada dos candidatos, afixada em local apropriado do Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 02 de Dezembro de 2013 a 13 de Dezembro de 2013.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
- Curriculum Vitae (indicando endereço e-mail do candidato), incluíndo lista de publicações;
- Endereços electrónicos de 2 referências;
- Certificado de habilitações, com prova da obtenção do grau de Doutor até à data de fecho do concurso;
- Outros documentos considerados relevantes;

As candidaturas deverão ser entregues, até 10 de Dezembro de 2013, preferencialmente por correio electrónico gf@fct.unl.pt ou mhg@fct.unl.pt, ou via correio normal para CENIMAT, Departamento de Ciência dos Materiais, Faculdade de Ciências e Tecnologia-UNL, 2829-516 Caparica, Portugal.