ITQB-UNL: Bolsa de Investigação (BI)

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI)

Encontra-se aberta candidatura a uma bolsa de investigação (BI) no âmbito do projecto “Development of a microfluidic platform for single cell studies”, Ref. PTDC/BBB-IMG/1225/2012, financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/MEC (PIDDAC).

Área Científica: Bioquimica e Biologia

Formação Académica: Mestrado nas áreas de Biologia, Bioquímica, Engenharia Biológica ou afins, com média de licenciatura superior a 14 e de mestrado igual ou superior a 17 valores.

Outros Requisitos:
- Experiência na execução de ensaios laboratoriais, em particular com plataformas de  microfluídica, cultura in vitro de células animais e vegetais e microscopia óptica de fluorescência;
- Motivação para investigação interdisciplinar e boa capacidade de trabalho;
- Facilidade para trabalhar em equipa;
- Bons conhecimentos de língua inglesa;
- Publicações em revistas internacionais inscritas no ISI

Plano de Trabalhos: Colaboração nos trabalhos de desenho de plataformas de microfluídica para ensaios celulares; preparação e implementação de ensaios celulares em microcâmara para estudos in vivo e em contínuo da interacção de células com nanopartículas (simples ou conjugadas com anticorpos ou oligonicleótidos), manipulação e manutenção de culturas de células in vitro (animais e vegetais) para ensaios em condições controladas.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. — 2012; Regulamento de Bolsas de Investigação do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, em vigor.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Diagnóstico Biomolecular do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Oeiras, sob a orientação científica do Doutor Abel Oliva.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, eventualmente renovável, com início previsto em Setembro de 2013, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT e regulamento de bolsas do ITQB.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efectuado através de transferência bancária.

Métodos de selecção: Após avaliação curricular (valoração de 70%), os candidatos colocados nas 3 primeiras posições serão entrevistados (valoração de 30%) pelo júri (Dr. Abel Oliva, Prof. Pedro Fevereiro e Dra. Maria do Carmo Barreto).

Documentos de candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum Vitae e cópia do certificado de habilitações com média de licenciatura. Serão tidas em conta cartas de referência.

Forma de notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados do resultado final através de e-mail.

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 2 a 15 de Julho de 2013.

As candidaturas devem ser remetidas para:
Dr Abel Oliva via e-mail para oliva@itqb.unl.pt
Indicar no subject: Anúncio Ref. 077/BI-BI/2013