Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) - Refª: PEst-C/CTM/LA0025/2011

 

EDITAL PARA ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI)

Titulo: BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI), uma vaga - Refª: PEst-C/CTM/LA0025/2011

 

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto Estratégico I3N polo de Lisboa Ref: PEst-C/CTM/LA0025/2011, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciência e Engenharia de Materiais

Requisitos de admissão: Licenciatura em Engenharia de Materiais. São fatores preferenciais experiência em técnicas de caracterização de materiais, em particular reologia.

Plano de trabalhos: O trabalho do bolseiro centrar-se-á na caracterização reológica (incluindo electroreológica e reo-ótica) de materiais mesomorfos e compósitos polímero/cristal líquido. Ocasionalmente poderá apoiar outros trabalhos em curso no Grupo de Materiais Poliméricos e Mesomorfos, quer a nível da caracterização reológica quer a nível da caracterização físico-química e mecânica. No final do período de trabalho do bolseiro é de esperar, no mínimo, uma publicação científica.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ciência de Materiais e no Cenimat/I3N, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, sob a orientação científica da Professora Maria Teresa Cidade.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de seis meses, com início previsto a 01 Setembro de 2012.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), e será pago mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: mérito do candidato, considerando (i) os parâmetros da formação académica, (ii) o perfil curricular e (iii) a experiência na área pretendida, com a respetiva valoração de 30%, 30% e 40%, respetivamente. Em caso de necessidade será realizada uma entrevista aos candidatos melhor posicionados.

Composição do Júri de Selecção: O Júri será constituído pelos Professores Maria Teresa Cidade e João Paulo Borges, como vogais efetivos e pela Prof. Maria Helena Godinho, como vogal suplente.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida  afixada em local visível e público do Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 16 a 31 de Julho de 2012

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e certificado de habilitações.
As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 9 às 17h na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para o
Departamento de Ciência dos Materiais
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa
A/c Prof. Maria Teresa Cidade
Campus da Caparica
2829-516 Caparica

Para mais informações os candidatos poderão contactar a Prof. Teresa Cidade, através do e-mail: mtc@fct.unl.pt, que poderão utilizar igualmente para o envio da candidatura.