"Introdução à Física Estatística" de João Paulo Casquilho, Paulo Ivo Cortez Teixeira

 

Na minha opinião, um manual em português de temas básicos de Física deve ser em geral bem-vindo. Os autores têm experiência em temas de Física Estatística e por isso é de esperar um livro interessante e um bom complemento à literatura existente. De acordo com os autores, a matéria incluída reflecte o programa de uma disciplina leccionada na FCT/UNL. O livro apresenta uma introdução interessante ao tema e discute alguns outros pouco comuns numa obra desta natureza, como cristais líquidos e métodos de Monte Carlo, reflectindo provavelmente conhecimentos dos autores.
Pedro D. Sacramento
Departamento de Fisica e CFIF, Instituto Superior Técnico

 

O livro Introdução à Física Estatística, de Casquilho e Teixeira, apresenta as qualidades necessárias de um bom livro científico, contribuindo não só para enriquecer o corpus de obras científicas disponíveis em língua portuguesa, mas assumindo uma visão bastante original na organização das matérias e na sua interligação, que, na minha opinião, o singularizam mesmo ao nível internacional, num segmento disciplinar já densamente ocupado.

 

O leitor apreciará, assim, uma introdução à realidade estatística da matéria e à sua natureza probabilística através do passeio aleatório, uma discussão dos fundamentos da Física Estatística em relação estreita com os princípios correspondentes da termodinâmica, um desenvolvimento funcional da linguagem das colectividades apoiado por exemplos de sistemas físicos paradigmáticos, um tratamento clássico e quântico em quatro pilares da Física da Matéria Condensada, em volta dos gases, do magnetismo e dos cristais líquidos, para terminar por voltar ao questionamento estatístico original, enquadrando o passeio aleatório no quadro fundamental dos processos irreversíveis. Estruturalmente impecável!
Carlos Marques
Institut Charles Sadron, Equipe Membranes et Microforces, Strasbourg

 

JOÃO PAULO CASQUILHO: Professor Associado do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Centro de Investigação em Materias CENIMAT/I3N da FCT/UNL. Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorado em Física, especialidade de Física da Matéria Condensada, pela Universidade Nova de Lisboa, no seguimento de investigação em Ressonância Magnética Nuclear de Polímeros Líquidos Cristalinos, realizada no Centro de Estudos Nucleares de Grenoble. Tem desenvolvido investigação científica na área da reologia de cristais líquidos, com particular incidência no estudo da estabilidade do escoamento da fase nemática desses materiais sob a acção de campos eléctricos ou magnéticos. Presentemente, tem também estudado o efeito de campos aplicados em lâminas nemáticas por simulações de Monte Carlo.

PAULO IVO CORTEZ TEIXEIRA é licenciado (Universidade de Lisboa, 1987), mestre (Universidade de Lisboa, 1990), doutor (Universidade de Southampton, 1993) e agregado (Universidade de Lisboa, 2006) em Física. Fez pós-doutoramentos em Amesterdão (1993-1996), Cambridge (1996-1998), Leeds (1998-2000) e no Instituto Superior Técnico (2000-2001). Foi professor auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade Católica (2001-2006), e é, desde 2006, professor adjunto no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e investigador do Centro de Física Teórica e Computacional da Universidade de Lisboa. Faz teoria e modelação de vários sistemas do âmbito da matéria condensada mole (cristais líquidos, espumas, polímeros, elastómeros e colóides). É um dos primeirosoutstanding referees da Sociedade Americana de Física (2008).