Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) - Refª:PTDC/EME-TME/103543/2008

MINUTA DE EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJECTOS E INSTITUIÇÕES DE I&D

Título: CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projecto de I&D “Desenvolvimento da tecnologia de processamento por fricção linear para produção de materiais com gradiente de funcionalidade e melhoria de superfícies para aplicações avançadas de engenharia – FRISURF” (PTDC/EME-TME/103543/2008), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Mecânica – Tecnologia Mecânica / Ciência de Materiais

Requisitos de admissão: os candidatos a bolseiro devem possuir uma Licenciatura (1º ciclo) ou equivalente em Engenharia de Materiais, Mecânica, ou Física; será dada preferência a candidatos possuidores de experiência na caracterização estrutural de materiais metálicos por microscopia (óptica / electrónica de varrimento) e Difracção de Raios-X.

Plano de trabalhos: os trabalhos a desenvolver incidirão na caracterização estrutural e mecânica de ligas e compósitos micro/nanoestruturados com gradiente funcional de propriedades processados por fricção linear, tendo em vista a elucidação dos mecanismos de dispersão no estado sólido decorrentes deste processo tecnológico.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação em Materiais / Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (CENIMAT/I3N) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor Alexandre Velhinho.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em 23 de Julho de 2012. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (60%), entrevista (20%) e avaliação de carta de intenções a entregar pelo candidato (20%).

Composição do Júri de Selecção: Professor Doutor Alexandre José da Costa Velhinho (Presidente); Professor Doutor Francisco Manuel Braz Fernandes (Vogal); Professor Doutor Rui Jorge Cordeiro Silva (Vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nas instalações do CENIMAT/I3N e no Departamento de Ciências dos Materiais, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 de Junho de 2012 a 13 de Julho de 2012.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de intenções subscrita pelo candidato.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período entre as 09H30 e as 12H00 ou entre as 14H00 e as 17H00, nos dias úteis, na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para a mesma morada. Alternativamente, poderão ser submetidas por email, durante o período do concurso, para ajv@fct.unl.pt. A morada para submissão das candidaturas será:

CENIMAT - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MATERIAIS

Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa

Campus da FCT

Quinta da Torre

2825 - 114 Caparica

PORTUGAL

Nota: A informação acima requerida deverá ser submetida no formulário próprio do Portal EraCareers, nos campos disponibilizados para o efeito.