BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) NO ÂMBITO DE PROJECTO PTDC/FIS/110132/200

ANÚNCIO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSADE INVESTIGAÇÃO (BI)

NO ÂMBITO DE PROJECTO PTDC/FIS/110132/2009

“New functional materials obtained from cellulosic micro and nano fibers”

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI, Mestre), uma vaga.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa BI no âmbito do projecto PTDC/FIS/110132/2009 “New functional materials obtained from cellulosic micro and nano fibers”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciência e Engenharia dos Materiais / Física da Matéria Condensada

Requisitos de admissão:Mestrado ou Mestrado Integrado em Eng. dos Materiais, Eng. Física, Eng. Física Tecnológica, Eng. Química, Física, Química ou áreas afins. Preferencialmente com experiência de trabalho em investigação, em particular com cristais líquidos e/ou aplicações electro-ópticas e/ou electrospinning.

Plano de trabalhos: Desenvolvimento e optimização de novos dispositivos(válvulas de luz electricamente controladas) constituídos por compósitos com cristais líquidos. Os compósitos a utilizar serão produzidos por deposição de derivados celulósicos e outros polímeros, por electro-spinning, directamente sobre os substratos condutores transparentes. Estes óxidos condutores transparentes (OCT) actuarão simultaneamente como substrato e eléctrodo. Tais substratos poderão ser rígidos ou flexíveis e as suas morfologias, propriedades eléctricas e ópticas serão avaliadas. Assim, serão produzidos e testados diversos substratos com OCTs dediferentes materiais, rugosidades e padrões superficiais

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos laboratórios do grupo de Materiais Poliméricos e Mesomorfos do CENIMAT (FCT/UNL) e Laboratório de Materiais Semicondutores e Conversão de Energia do ICEMS (IST/UTL), sob a orientação científica dos Professores DoutoresPedro Marques de Almeida e Guilherme Rodrigues Lavareda.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 3 (três) meses, com início previsto no dia 1 deOutubro de 2011. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 24 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€ (novecentos e oitenta euros), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de selecção: A selecção dos candidatos será feita em duas fases: análise curricular e entrevista aos candidatos seleccionados com base no CV.

Composição do Júri de Selecção:

Presidente do Júri - Pedro Lúcio Maia Marques de Almeida

Vogais Efectivos – Guilherme António Rodrigues Lavareda

- Maria Helena Figueiredo Godinho

Vogais Suplentes - António Gabriel Malagueta Feio

- Carlos Alberto Nunes de Carvalho

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do CENIMAT|I3N, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 de Agosto a 15 de Setembro.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: CV, fotocópia do certificado de habilitações e do BI e outros documentos comprovativos considerados relevantes para a candidatura.

As candidaturas deverão ser entregues da seguinte forma: pessoalmente, durante o período das 9h às 18h na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para a/o CENIMAT/ I3N - Campus da Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Quinta da Torre, 2829-516 Caparica, ou por correio electrónico parapla@fct.unl.pt.

Nota: A informação acima requerida deverá ser submetida no formulário próprio do Portal EraCareers, nos campos disponibilizados para o efeito.