Bolsa de Investigação - Ref. PTDC/CTM/099719/2008-2

Encontra-se aberto concurso para 1 Bolseiro de Investigação (Ref. PTDC/CTM/099719/2008-2) no âmbito do projecto NANOMORPH - Deposição de células solares "nanomorph" com elevadas razões de crescimento recorrendo a condiçoes inovadores de deposição, projecto PTDC/CTM/099719/2008, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:

Mestre com formação na área da Engenharia de Materiais ou Física para desenvolver trabalho de investigação no âmbito das tarefas do projecto mencionado.

As actividades a desenvolver incluem: produção e caracterização de filmes finos de silício nanoestruturado, produção e caracterização de células solares de homojunção e tandem. Implementação de sistemas de caracterização electro-óptica;

O trabalho será desenvolvido no CENIMAT (Centro de Investigação de Materiais) do Departamento de Ciência do Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão dos Professores Rodrigo Martins e Isabel Ferreira.

A bolsa é regida pela Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.

A bolsa terá a duração de 24 meses e o início da actividade está previsto para Setembro de 2011.

O montante da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Na selecção dos candidatos dar-se-á preferência aos candidatos que demonstrem ter formação e experiência na área da caracterização e produção de filmes finos com especial enfoque nos de silício (análise do curriculum 50%), que demonstrem através de entrevista capacidade de trabalhar em equipa e sob pressão (30%) e provem ter conhecimentos e capacidades acima da média para realizar investigação nesta área (20%).

O Júri de selecção será composto pelos Professores Rodrigo Martins, Dr. Sergej Filonovich, Dr. Hugo Águas.

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota obtida afixada em local visível e público através do portal da FCT-UNL, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

O concurso encontra-se aberto no período de 4 de Julho a 18 de Julho de 2011.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de recomendação (optativo).

As candidaturas poderão ser entregues, pessoalmente, durante o período da 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 na secretaria do CENIMAT (FCT-UNL), remetidas por correio para o Secretariado do CENIMAT, Campus de Caparica 2829-516 Caparica, ou através de e-mail (filan@fct.unl.pt, sec-cenimat@fct.unl.pt), mencionando a referência ao qual se candidata (Nanomorph, PTDC/CTM/099719/2008).