ANÚNCIO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJECTO REDE NACIONAL DE RMN - Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (1 vaga)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito da rede nacional de ressonância magnética nuclear – RNRMN, financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES, para desenvolver trabalhos no Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Área Científica: Ciências dos Materiais

Requisitos de admissão:

- Doutoramento (até à data de início da Bolsa) em engenharia ou ciências nas áreas da Física, Química, Química-Física ou afins;

- Experiência em espectroscopia de RMN (instrumentação, implementação de experiências, teoria de RMN);

- Experiência em RMN de sólidos ou materiais moles e Imagem por RMN

Plano de trabalho:

O bolseiro terá como principal objectivo apoiar o funcionamento do pólo de rede de RMN em conformidade com as regras de gestão da RNRMN acordadas entre as instituições que constituem a rede e a FCT-MCTES (http://ptnmr.dq.ua.pt). O gestor de ciência e tecnologia em RMN apoia, planeia e gere a utilização do pólo de rede com vista a assegurar a melhor eficiência na prestação de serviço aos utilizadores internos/externos ao laboratório.

Serão, nomeadamente, funções do bolseiro:

1) Desenvolvimento e apoio a actividades de investigação no âmbito da Unidade CENIMAT/I3N da RNRMN.

2) Apoio às actividades da RNRMN:

3) Apoio à manutenção técnica e operacional dos equipamentos de RMN da Unidade

4) Apoio à gestão da utilização do equipamento de RMN:

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.

Local de trabalho: Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do CENIMAT da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Duração da bolsa: 12 meses, com início previsto para Maio de 2011. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao final de 2012.

Valor do subsídio de manutenção mensal: As componentes financeiras da bolsa situam-se entre 1495 e 1995 €/mês, em conformidade com tabela de valores das bolsas no País atribuídas directamente pela FCT, I.P. (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), acrescido do Seguro Social Voluntário. Nos primeiros 12 meses o montante da bolsa corresponde a 1495 €/mês; nos meses subsequentes a remuneração será revista podendo atingir um montante máximo de 1995 €/mês, de acordo com a avaliação de desempenho. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal, através de transferência bancária.

Método de selecção: Basear-se-á nos seguintes critérios:

- Avaliação curricular

o Experiência passada em espectroscopia RMN – 7/20 valores

o Publicações relevantes na área – 5/20 valores

- Entrevista e, se necessário, provas de conhecimento – 6/20 valores

- Apreciação das referências dadas pelo candidato – 2/20 valores

Composição do Júri de Selecção: Prof. Assis Farinha Martins, Prof. Gabriel Feio e Prof. Eurico Cabrita, Prof. Maria Helena Godinho.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: O resultado final da avaliação será tornado público através de lista ordenada dos candidatos, afixada em local apropriado do Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1 de Março de 2011 a 14 de Março de 2011.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Curriculum Vitae (indicando endereço e-mail do candidato), incluíndo lista de publicações;

- Endereços electrónicos de 2 referências;

- Certificado de habilitações, com prova da obtenção do grau de Doutor até à data de fecho do concurso;

- Outros documentos considerados relevantes;

As candidaturas deverão ser entregues, até 14 de Março de 2011, preferencialmente por correio electrónico para gf@fct.unl.pt (Gabriel Feio) ou via correio normal para: CENIMAT, Departamento de Ciência dos Materiais, Faculdade de Ciências e Tecnologia-UNL, 2829-516 Caparica, Portugal, A/C do Prof. Gabriel Feio.