Inauguração do Laboratório de Nanofabricação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Na sequência da instalação e início de funcionamento em Portugal do primeiro Laboratório de Nanofabricação, como resultado da bolsa de investigação avançada concedida pelo Conselho Europeu de Investigação (European Research Council‐ERC) à Professora Doutora Elvira Fortunato, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva deslocou-se no dia 28 de Fevereiro de 2011 ao Campus da Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT‐UNL) para a sua inauguração.

Este laboratório irá propiciar avanços enormes no domínio das Nanotecnologias, quer ao nível de potenciar as propriedades dos materiais à nano escala, quer no desenvolvimento de novos materiais e produtos, incluindo dispositivos electrónicos à nano escala. Neste momento a FCT‐UNL é a primeira e única Universidade Portuguesa dotada com esta tecnologia de nanofabricação, totalmente conseguida através de verbas competitivas (não governamentais).

A equipa de investigação responsável por este acto, liderada pelo Professor Doutor Rodrigo Martins, tem vindo a concretizar nos últimos anos uma aposta muito forte na área da electrónica transparente e electrónica de papel, o que tem valido à equipa um enorme reconhecimento internacional, que tem conduzido a relevantes projectos de investigação naquelas áreas, nomeadamente com a indústria.

Ver video: https://www.dropbox.com/s/9pingjtqigqkwce/PR_110228_V01.mp4

Fonte: SIC Notícias