Ana Cristina Teixeira ganhou o projeto Marie Curie (Horizon EU) intitulado SolarWay

O SolarWay (Solar syngas streamed from photonic-enhanced perovskite photovoltaics: paving the way for market deployment) explorará a integração de estruturas de captação de luz para aumentar a corrente fotogerada em células solares de perovskita com elétrodo de carbono; o aumento de escala, a modelização e o encapsulamento de módulos solares de  perovskita  ; e o acoplamento do módulo solar de perovsktia com um eletrolisador para a produção de gás de síntese.

O SolarWay é um projeto ambicioso que visa enfrentar os desafios práticos associados ao funcionamento da nova tecnologia fotovoltaica baseada em  perovskita , e contribuir para a sua transição para a fase de industrialização. Em primeiro lugar, a eficiência de uma arquitetura de baixo custo de células solares de  perovskita com  elétrodo de carbono será melhorada utilizando estruturas fotónicas; em seguida, os dispositivos optimizados serão aumentados de escala utilizando a técnica de revestimento slot-die; o design do módulo, as configurações de laser e o procedimento de encapsulamento serão optimizados; e, finalmente, os módulos solares serão acoplados a um sistema eletroquímico para a produção de gás de síntese, para armazenamento de energia. Paralelamente, será desenvolvido um modelo computacional em python para o estudo teórico do sistema PV-EC e para o aumento da eficiência energética do sistema solar para gás de síntese.

O percurso da Cristina Teixeira na investigação em energias renováveis começou quando se mudou da Madeira para o Porto para estudar Engenharia Química na Universidade do Porto, graduando-se com um notável 17/20. Na universidade, juntou-se ao prestigiado grupo de investigação LEPABE em 2016, focando-se na investigação da tecnologia das Células Solares de  Perovskita (PSC). A sua dedicação levou a um avanço na sua tese de mestrado: Developing a novel graphitic back-contact for PSCs (2018). Em busca de mais inovação, a Investigadora inscreveu-se num doutoramento intitulado "From Lab to Fab: Optimization of a Cost-Effective and Scalable Fabrication Process for Perovskite Solar Cells".
Em 2021, juntou-se à SAULE Technologies na Polónia, contribuindo para o lançamento da primeira linha de produção em massa do mundo para PSCs. Lá, ela alcançou um recorde mundial de eficiência de 25,4% para um PSC flexível com um elétrodo grafítico, sob baixa iluminação artificial e liderou um projeto para aumentar a escala do dispositivo, antecipando o início de uma nova linha piloto R2R de 20 metros de comprimento em 2024. O seu trabalho na SAULE incluiu a co-invenção de uma patente e 3 trade-secrets, sublinhando o seu papel fundamental no avanço da tecnologia PSC para a comercialização.

A dedicação de Ana Cristina Teixeira à investigação de energia solar continuou quando ela se juntou ao CENIMAT|i3N na Universidade NOVA de Lisboa em 2023, trabalhando num projeto para produzir eco-combustíveis a partir de resíduos orgânicos usando energia renovável, com foco em melhorar o nível de prontidão de tecnologia das PSC. Contribuiu para a comunidade científica como examinadora de teses de mestrado, publicou 6 artigos como primeira autora e partilhou os seus conhecimentos em eventos de prestígio como o TEDxFunchal e o Pint of Science. Com apenas 28 anos de idade, a sua carreira é a prova dos seus contributos significativos para a investigação em energias renováveis, em particular para tornar a tecnologia fotovoltaica de perovskita comercialmente viável, estabelecendo as bases para um futuro sustentável e independente em termos energéticos.