Edição de 2017 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial (IAPMEI)

O IAPMEI, enquanto Coordenador Nacional desde a primeira edição (2006), está a promover e dinamizar os Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2017, uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia no âmbito do Small Business Act (Lei das Pequenas e Médias Empresas).

Aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial podem ser submetidos projectos ou iniciativas, em curso, ou recentes (demonstrando que existe ou decorreu, ao longo de pelo menos dois anos, incluindo dados quantitativos). Uma mesma entidade pode apresentar diferentes projetos em diferentes categorias.

Ao longo das dez edições desta iniciativa, Portugal é o país com mais projectos premiados na fase europeia no conjunto dos países participantes, de que são exemplo: “Empresa na Hora” (2006); “Douro Boys” (2012); “Portuguese Shoes – The sexiest industry in Europe” (2013); “AMS – Thinking Ahead e “FAZ – Ideias de Origem Portuguesa” (2014). Em 2015, e pela primeira vez, um projeto português foi galardoado pela Comissão Europeia com o "The Jury’s Grand Prize", atribuído ao projeto "Lisboa Empreende" como a iniciativa mais criativa e inspiradora da Europa, potenciando a visibilidade e notoriedade do projeto a nível mundial. Em 2016, Portugal foi distinguido com o projeto “PME Líder”.

Em 2017, a competição integra as seguintes categorias:
·      Promoção do espírito de empreendedorismo (Promoting the entrepreneurial spirit)
Distingue ações e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que promovam o espírito empreendedor, especialmente entre os jovens e as mulheres.

·      Investimento nas competências empreendedoras (Investing in entrepreneurial skills)
Distingue iniciativas a nível local, regional ou nacional, que contribuam para melhorar competências na área do empreendedorismo e da gestão.

·      Desenvolvimento do ambiente empresarial (Improving the business environment)
Distingue políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local, que promovam a criação e o desenvolvimento empresarial, simplifiquem procedimentos legislativos e administrativos em domínios relacionados com a atividade das empresas, e implementem o princípio “Pensar primeiro em pequena escala” para as pequenas e médias empresas.

·      Apoio à internacionalização das empresas (Supporting the internationalisation of business)
Distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que incentivem as empresas, particularmente, as pequenas e médias empresas, a beneficiarem mais das oportunidades oferecidas pelos mercados dentro e fora da União Europeia.

·      Empreendedorismo responsável e inclusivo (Responsible and inclusive entrepreneurship)
Distingue ações nacionais, regionais e locais por parte das autoridades ou de parcerias público/privadas que promovam a responsabilidade social nas pequenas e médias empresas e incentivem o empreendedorismo junto de grupos desfavorecidos, tais como desempregados, especialmente desempregados de longa duração, imigrantes, pessoas com deficiência ou minorias étnicas.

Poderá aceder a toda a informação (Formulário de Candidatura, Manual Operacional, Nota de Apresentação e Brochura dos projectos vencedores na final Europeia de 2016), no website IAPMEI.

 
Quem pode concorrer e como

O prazo para submissão de candidaturas à edição de 2017 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial está a decorrer até 12 de abril.

Aceda aqui ao Formulário de Candidatura e ao Manual Operacional.

Dirigido preferencialmente a entidades públicas, com responsabilidades a nível nacional, regional ou local, o concurso é também aberto a parcerias público-privadas, programas educacionais e organizações empresariais.

As entidades elegíveis incluem organizações nacionais, municípios, cidades, regiões e comunidades, bem como parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais.

As parcerias público-privadas pressupõem:
Um acordo financeiro, através do qual o agente privado é responsável pela execução de uma política concebida pela entidade pública;
Um acordo entre um agente privado e a entidade pública, em que o agente privado é envolvido (em virtude das suas competências, conhecimentos e recursos) no processo de definição de políticas;
Um apoio explícito, não necessariamente de natureza financeira, que a entidade pública fornece ao agente privado no quadro de um projeto específico. Para efeitos dos Prémios Europeus, este apoio tem que ser explícito.
    
A competição é aberta às entidades públicas da União Europeia, bem como aos países associados no Programa COSME: Islândia, Sérvia e Turquia.
Na fase europeia do concurso são também aceites candidaturas conjuntas de vários países, relativas a iniciativas transfronteiriças, desde que apoiadas pelo conjunto dos países envolvidos.

As candidaturas devem fazer referência a iniciativas existentes ou recentes em matéria de elaboração de políticas, de empresas ou de educação e à sua influência na região ou localidade em questão, demonstrando uma evolução progressiva durante um período mínimo de dois anos.
 
Mais informações podem ser obtidas através do contacto: premioseuropeus@iapmei.pt

Documentos para download

Guias e manuais
EEPA-2017_Manual-Operacional.pdf
PDF - 320 kb
EEPA-2017_Nota-de-Apresentacao.pdf
PDF - 347 kb
Formulários e Questionários
EEPA-2017_Formulario-de-Candidatura.doc
DOC - 155 kb
Brochuras e folhetos informativos
VENCEDORES-2016_Compendium_en.pdf
PDF - 22288 kb