Academia Europeia das Ciências vai ter primeiro presidente português

Rodrigo Martins, Professor da Universidade Nova de Lisboa, quer aproximar cientistas e cidadãos europeus (Clique aqui para ler a entrevista na íntegra).
in Expresso, 3 de março de 2018, Virgílio Azevedo
 
A Academia Europeia das Ciências (European Academy of Sciences, EurASc) vai ter um português pela primeira vez como seu Presidente. O Prof. Doutor Rodrigo Martins acaba de ser eleito para um mandato de quatro anos significando esta eleição o “reconhecimento internacional da qualidade da comunidade científica portuguesa”, segundo o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Entre as prioridades para este mandato, o Prof. Doutor Rodrigo Martins destaca a necessidade de uma maior abertura à sociedade através da realização de debates e do aconselhamento directo às instituições científicas, a criação de uma secção na EURASC de investigadores dos 40 aos 45 anos, como forma de contrariar a tendência de envelhecimento geralmente existente nas Academias e a promoção da EURASC como entidade da literacia científica na Europa através da partilha pelos seus membros das suas motivações e do trabalho em rede com outras academias nacionais.

A Academia Europeia das Ciências (EURASC) é uma associação internacional totalmente independente de investigadores que reconhece e elege os melhores cientistas europeus com o objectivo de reforçar a cooperação científica europeia e de utilizar a experiência dos seus membros no aconselhamento de outros órgãos europeus no melhoramento da investigação europeia, da aplicação tecnológica e do desenvolvimento social.