Prémio Czochralski 2017 atribuído à Professora Elvira Fortunato

A Academia Polaca de Ciências em conjunto com a Sociedade Europeia de Investigação de Materiais (E-MRS), a Sociedade Polaca de Ciência dos Materiais e a Sociedade Polaca de Crescimento de Cristais atribuíram à Prof. Elvira Fortunato, investigadora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o prémio Czochralski 2017 como reconhecimento do seu trabalho de investigação na área da Ciência dos Materiais Avançados.

A cerimónia de entrega do prémio irá ser realizada a 20 de Setembro de 2017 em Varsóvia durante o congresso anual de outono da Sociedade Europeia de Investigação de Materiais.

Jan Czochralski foi um químico polaco inventor do processo Czochralski em 1916 utilizado mais tarde no crescimento de cristais em particular de silício, e que é a base de toda a indústria electrónica moderna.
Tendo em conta os contributos de Jan Czochralski para a ciência dos materiais, a transferência de tecnologia para a indústria e a colaboração internacional, a E-MRS estabeleceu, em conjunto com as entidades anteriormente mencionadas, o prémio em nome de Jan Czochralski.

Este prémio já distinguiu desde 2005 os seguintes investigadores:

2005 –    Prof. Walter Heywang, ex-Director de investigação da Siemens, Alemanha
2006 –    Prof. Boris Paton, ex-Presidente da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, Ucrânia
2007 -    Prof. Thaddeus B. Massalski Universidade de Carnegie Mellon, EUA
2008 -    Prof. Shuji Nakamura Universidade da Califórnia (prémio Nobel da Física em 2014)  e Prof. Kurt Heinz Juergen Buschow da Universidade de Amsterdão, Holanda
2009 -    Prof. Hermann Grimmeiss Universidade de Lund, Suécia
2010 -    Prof. Mildred Dresselhaus MIT, EUA
2011 -    Prof. Federico Capasso Universidade de Harvard, EUA
2012 -    Prof. Anthony M. Glazer, Laboratório Clarendon, Reino Unido
2013 -    Prof. Sylwester Porowski, IHPP, PAS, Polónia
2014 -    Prof. George M. Whitesides, Universidade de Harvard, EUA
2015 -    Prof. Claes-Göran Granqvist, Laboratório Angström, Uppsala, Suécia