Professora da FCT NOVA integra Grupo de Conselheiros de Alto Nível da Comissão Europeia

Professora da FCT NOVA integra Grupo de Conselheiros de Alto Nível da Comissão Europeia

Elvira Fortunato, Diretora do CENIMAT e do i3N, Professora Catedrática do Departamento de Ciência dos Materiais e membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), é uma dos sete cientistas convidados para o primeiro grupo independente de alto nível de conselheiros científicos, apresentado oficialmente hoje, em Bruxelas, pela Comissão Europeia (CE).

Este grupo de conselheiros vai integrar um novo mecanismo de consulta e assessoria científica (Scientific Advice Mechanism - SAM) para fortalecer as políticas da União Europeia para temas científicos. Este mecanismo de consulta da CE foi anunciado há cerca de seis meses pelo Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker e Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Inovação e Ciência.

A missão do Mecanismo de Consulta Científica é garantir que a Comissão tenha acesso ao melhor aconselhamento científico possível, independente de interesses institucionais ou políticos. Deverá reunir provas e conhecimento de diferentes disciplinas e abordagens, levar em consideração as especificidades de elaboração de políticas da UE e assegurar a transparência.

Os sete membros do SAM, com a primeira reunião de grupo marcada para Janeiro de 2016, foram escolhidos na sequência de convite aberto à apresentação de candidaturas e de recomendações facultadas por um comité de identificação independente (composto por: Prof. Rianne Letschert, Prof. David King e Dr. António Vitorino):

• Elvira Fortunato, Professora Catedrática, Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa;
• Janusz M. Bujnicki, Professor, Chefe do Laboratório de Bioinformática e Engenharia de Proteínas, Instituto Internacional de Biologia Molecular e Celular, Varsóvia;
• Pérola Dykstra Professor de Sociologia da Universidade Erasmus, Roterdão;
• Rolf-Dieter Heuer, Diretor-geral da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN);
• Julia Slingo, Cientista Chefe, Met Office, Exeter;
• Cédric Villani, Diretor do Instituto Henri Poincaré, Paris;
•Henrik C. Wegener, Vice-Presidente Executivo, Diretor Académico e Provost, Universidade Técnica da Dinamarca.

Para mais informações:
European Commision | SAM High Level Group