Professora Doutora Elvira Fortunato preside às comemorações do dia 10 de Junho

Foi a 17 de Abril passado que o Senhor Presidente da República nomeou a Professora Doutora Elvira Fortunato como Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que em 2015 terão a cidade de Lamego pela primeira vez como palco das comemorações.
A Professora Catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa vai assim suceder a Silva Peneda, que esteve dois anos, 2013 e 2014, à frente da Comissão da Organização do dia 10 de Junho.

Elvira Fortunato ficou conhecida por ter criado o primeiro transístor (chip) de papel. Diretora do Cenimat – Centro de Investigação em Materiais, venceu em 2008 uma das Bolsas Avançadas do “European Research Council” no valor de 2,25 milhões de euros, para, durante cinco anos, desenvolver trabalho na área da microeletrónica transparente.

No mesmo ano, a investigadora também foi escolhida pela Ciência Hoje para receber o prémio Seeds of Science na categoria «Engenharia e Tecnologia». A distinção deveu-se, igualmente, ao trabalho que realizou na produção do transístor, que integra uma camada de papel.