IUMRS Global Leadership and Service Award

In cooperation with MEP Carlos Zorrinho, Member of ITRE, the International Union of Materials Research Societies, IUMRS, announces the first Global Leadership and Service Award that honors individuals in materials research, education and policy.

Prémios Liderança e Serviços Globais entregues por Carlos Zorrinho e Carlos Moedas

Com o patrocínio do Deputado Carlos Zorrinho e a outorga pelo Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, serão entregues no Hotel Thon EU, em Bruxelas, no dia 23 de Fevereiro de 2015, os prémios Liderança e Serviços Globais.

Como forma a reconhecer a relevância global da área científica associada aos campos da nano e bio tecnologia, a Sociedade da União Internacional de Investigação de Materiais (sigla inglesa IUMRS) lança agora os Prémios Liderança e Serviço Globais. Esta organização internacional é presidida pelo Professor Rodrigo Martins do CENIMAT (Centro de Investigação de Materiais), pertencente ao I3N (Instituto para as Nanotecnologias, Nanomateriais e Nanociências). O CENIMAT é reconhecido como um dos 11 melhores Institutos e/ou Centros de Excelência portugueses avaliados como “excepcionais” pela FCT e pioneiro mundialmente no campo da electrónica transparente e feita de papel.

A primeira edição desses prémios visa reconhecer indivíduos meritórios pertencentes a governos, instituições públicas ou privadas e empresas multinacionais que tenham demonstrado um sentido de liderança extraordinário com resultados relevantes nas comunidades mundiais de investigação de materiais e de educação.

Os laureados são os Professor Mihail Roco da National Science Foundation of USA, Sr. Christos Tokamanis da DG Investigação e Inovação da Comissão Europeia e Professor Doutor P. Siffetrt, Secretário-geral do E-MRS, pelos seus extraordinários papéis na implementação de iniciativas no campo da nanotecnologia aos níveis global e local, com demonstrado abrangente impacto social, bem como pelos serviços prestados à comunidade global da especialidade, incluindo as vertentes da educação e investigação.

Face a novas problemáticas globais sem precedentes, as Ciências dos Materiais e a Engenharia (CMeE) desempenham um papel significativo e contínuo no desenvolvimento e inovação em prol de um mundo sustentável onde haja espaço para todos. As CMeE são um catalisador sustentável e transversal para uma miríade de indústrias-chave como Energia, Ambiente, Saúde, Segurança, TICs, Alimentar, entre outras.

O comité encarregue dos prémios reconhece também a visão de longo-prazo dos galardoados, da qual a sociedade internacional, mais interconectada que nunca, irá beneficiar, não só ao nível do comércio, como também e particularmente na obtenção de um crescimento global sustentável, com a investigação como a sua pedra basilar.