5ª edição dos Green Project Awards - Prémio na Área da Investigação e Desenvolvimento atribuído ao CENIMAT da FCT/UNL

O prémio na área da Investigação e Desenvolvimento foi atribuído ao Centro de Investigação de Materiais - CENIMAT, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pelo projecto “Tecnologia verde de baixo custo para testes de diagnóstico: Lab-on-Paper”, desenvolvido no âmbito das teses de mestrado de 3 alunos de Eng. Biomédica, tendo o mesmo sido entregue pela Exma. Sra. Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas e pelo Exmo. Sr. Dr. José Manuel Costa, CEO e Presidente da GCI, co-organizador do Green Project Awards Portugal.

Neste projecto foram desenvolvidos testes de diagnóstico em papel que para além de serem muito baratos, o material de base, papel, é acessível em todo o mundo e é compatível com a maioria dos testes clínicos. O fabrico destes sensores é simples, consistindo na impressão de canais sobre o papel, com uma impressora de nova geração a cera, ao que se segue a difusão a baixa temperatura da cera para o interior do papel criando canais onde as soluções biológicas (p.e. urina ou soro) se difundem por capilaridade, não sendo necessária a utilização de bombas ou de energia (microfluídica em papel). A detecção também é simplificada pois baseia-se numa alteração de cor. Depois do teste os dispositivos são eliminados não havendo problemas de contaminação ou produção de resíduos tóxicos.